8 chaves para um grande casamento


Olá queridos líderes de casais, a postagem de hoje é especial - um estudo bíblico para ministrar aos casais da sua igreja (claro que se você está lendo esta postagem e não é líder de casais e deseja fazer o estudo, mãos a obra).

Esse estudo traz oito chaves para um grande casamento utilizando um sistema de autoavaliação. Ele é excelente para ser usado em seu grupo pequeno ou até na classe de casais na Escola Bíblica Dominical.

Este estudo foi traduzido com autorização do terapeuta familiar Doug Britton presidente do LifeTree Institute.

8 chaves para um grande casamento
8 passos práticos que irão transformar seu casamento

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens," Colossenses 3:23

Introdução as oito chaves do casamento

Depois de aconselhar aproximadamente 1.000 casais, eu cheguei à conclusão de que a maioria dos casais estão mal preparados para o casamento. Eles não sabem como criar um grande casamento no caminho de Deus. Suas informações frequentemente vem de exemplos pobres dos pais, a Internet, TV e filmes. Muitos têm a expectativa irrealista de que tudo vai funcionar naturalmente simplesmente porque eles estão apaixonados.
As oito sugestões que se seguem, adaptadas de "Marriage by book"¹, ajudarão você a criar um casamento recompensador e excitante.

As oito chaves para um grande casamento

O que se segue são maneiras vitais de criar um grande casamento. Enquanto você lê, avalie você mesmo como marido ou esposa de 0 a 10 em cada ponto.
"0" significa "Eu realmente preciso melhorar nesta área."
"10" significa "Estou indo muito bem nessa área".

1. Orar juntos diariamente. Minha pontuação (0-10): ____

Orar juntos é a coisa mais importante que você pode fazer por seu casamento. Convide seu cônjuge a orar, mas não tente forçá-lo a se juntar a você.

"Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda." Salmos 127:1

2. Concentre-se em mudar a si mesmo, não o seu cônjuge. Minha pontuação (0-10): ____

Concentre-se em mudar a si mesmo, não seu cônjuge. Se você tentar seguir estas oito chaves - mesmo que seu cônjuge não tente - há uma alta probabilidade do seu casamento melhorar.
Não diga: "Vou tentar se o meu cônjuge tentar." E não se concentre nas deficiências dele ou dela. Em vez disso, coloque seu maior esforço em se tornar o melhor marido ou esposa que você pode ser.

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão." Mateus 7:3-5

3. Invista em seu casamento. Minha pontuação (0-10): ____

Não tenha o seu casamento como garantido. Faça algo todos os dias que abençoe seu cônjuge e fortaleça o seu casamento.

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens," Colossenses 3:23

4. Perdoe seu cônjuge. Minha pontuação (0-10): ____

Não deixe a amargura e o ressentimento crescer. Pratique o perdão.

"Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou." Colossenses 3:13

5. Sirva seu cônjuge. Minha pontuação (0-10): ____

Pergunte ao seu cônjuge o que é importante para ele ou ela, e então coloque esforço nessas áreas. Se o seu cônjuge não vai dizer o que é importante, trabalhe nas seguintes áreas.
Lembre-se que as pessoas são diferentes, e que seu cônjuge pode não corresponder a esses estereótipos. Trabalhe nessas áreas, mas também lembre-se de aprender o que é importante para ele ou ela.

"...sirvam uns aos outros mediante o amor." Gálatas 5:13
Maridos: Se sua esposa não vai dizer o que é importante para ela, trabalhe nas seguintes áreas que as mulheres costumam dizer que são importantes:

  • Discuta seus medos, esperanças, sonhos e outros sentimentos.
  • Ouça-a e procure compreendê-la profundamente.
  • Dê a ela a mensagem de que ela é preciosa e especial, que você está realmente feliz por estar casado com ela.
  • Seja romântico durante o dia todo de maneiras não-sexuais.

Esposas: Se o seu marido não vai dizer o que é importante para ele, trabalhe nas seguintes áreas que os homens costumam dizer que são importantes:

  • Expresse respeito ou admiração.
  • Permita que ele cometa erros sem dizer, "Eu te disse."
  • Aprecie verbalmente coisas que ele faz.
  • Mostre interesse entusiasmado pelo sexo.

6. Fale com amor e respeito. Minha pontuação (0-10): ____

Suas palavras devem levantar o seu cônjuge, não destruí-lo.

"A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata." Provérbios 25:11
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Efésios 4:29

7. Conversem juntos regularmente. Minha pontuação (0-10): ____

Não apenas coexista. Tenha conversas agradáveis todos os dias sobre coisas que importam para cada um de vocês. Também esteja disposto(a) a trazer gentilmente frustrações ou problemas que estão a incomodá-lo(a).

"Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos." Provérbios 27:6

8. Alimente as chamas do seu romance. Minha pontuação (0-10): ____

Saiam para namorar, divirtam-se juntos, façam viagens curtas e invista em seu relacionamento sexual.

"Venha, meu amado, vamos fugir para o campo, passemos a noite nos povoados. Vamos cedo para as vinhas para ver se as videiras brotaram, se as suas flores se abriram, e se as romãs estão em flor; ali eu lhe darei o meu amor." Cânticos 7:11,12


¹É uma série bíblica de oito livros que cobre todos os aspectos do casamento. Originalmente, os livros faziam parte de um livro escrito em 1993 por Doug Britton, terapeuta bíblico de casamento e família. Eles foram expandidos para a série de oito livros "Marriage by book" em 1997. Cada um dos oito livros foi atualizado e amplamente reescrito para publicação em 2017.

Bom eu espero que este estudo seja extremamente útil ao seu casamento fortalecendo-o cada dia mais. Lembre-se exponha seu casamento a Palavra de Deus todos os dias e ele crescerá forte e saudável.

Até a próxima!

Comentários

Postagens relacionadas