Bela, forte e...


Todas as vezes que leio o livro de Ester me deparo com duas mulheres incríveis: Vasti, a rainha deposta e Ester, a rainha substituta.

Acredite em mim, ambas tem lições preciosas para ensinar a cada uma de nós, mulheres da atualidade, a cerca do casamento.

É muito fácil encontrarmos textos e mais textos enaltecendo as qualidades de Ester e  condenando a atitude de Vasti. Por isso sempre que releio este livro tento buscar novas revelações para enriquecer a minha vida como uma mulher de Deus.

Vasti era uma mulher bela e forte, duas qualidades que são admiráveis. A Bíblia diz que ela era de fato muito bonita (Et 1.11) Creio em sua força pois era uma mulher importante, já que era a rainha, e também por ter recusado uma ordem do rei. Sim, acredite, é preciso ser uma mulher de força para tomar a atitude que Vasti tomou. Sei que ela é bastante recriminada por sua atitude mas coloque-se no lugar dela por um momento, como você se sentiria se o seu marido lhe ordenasse a desfilar para um bando de homens bêbados?

Mas o que faltou nesta bela mulher foi um ingrediente que faria com que fosse uma mulher melhor, muito melhor. Mas antes de revelar este ingrediente, caso você ainda não o tenha descoberto, vamos falar de Ester.

Ester era uma mulher bela e forte, esse atributos lhe soam familiar? Isso mesmo, Ester possuía duas qualidades que a antiga rainha possuía. A Bíblia relata sobre a beleza de Ester (Et 2.7). Mas também vamos presenciar sua força. Ela precisou agir em favor do seu povo sob o risco de perder a própria vida. Isso é força.

Ambas, Vasti e Ester, precisaram desafiar a ordem do rei. Uma recusou-se a apresentar-se em seu banquete a outra apresentou-se a ele sem ser convidada para lhe oferecer um banquete. Então qual a diferença marcante entre essas duas bela e fortes mulheres que eu e você precisamos notar?

A sabedoria!

Vasti provavelmente tomada pelo impeto de sua força desobedeceu a ordem do seu marido sem analisar as consequências, não estou afirmando que isto tornaria a missão de desfilar para homens bêbados mais fácil, mas em momentos de crise a sabedoria é fundamental. Aquele não era um bom momento, nem a forma correta de sair daquela situação. Ela afrontou a autoridade do seu esposo diante de todos.

Quantas vezes nós não agimos da mesma forma que Vasti, afrontando a autoridade do nosso marido? Não estou dizendo que é sempre fácil, na verdade, é difícil na maior parte das vezes principalmente se temos um temperamento forte. Mas a falta de sabedoria nos leva a lidar com as situações de forma desastrosa.

Ester, por outro lado, demonstra uma força ainda maior que a de Vasti quando precisou apresentar-se ao rei sem ser convidada. Isso era como assinar uma sentença de morte. Mas como ela procedeu fez toda diferença. O rei continuava sendo o mesmo rei, prepotente e acostumado a ter as coisas do seu jeito e contrariá-lo era impensável. Mas antes de apresentar-se a ele, Ester apresentou-se diante de um Rei muito maior. Ela busca em Deus o favor que necessitava para que o rei a recebesse mesmo sem a ter chamado.

E quando aparece na sala do trono sem ser convidada, ela encontra o favor do rei. E mesmo assim não foi despejando seu pedido e suplicando por seu povo. Ela usou de estratégia, ela foi sábia. Manter a calma e não desrespeitar seu esposo, que era o rei, fizeram uma grande diferença na atitude dela.

Minha amiga, eu sinceramente não sei como está a situação do seu casamento e como é lidar com o homem com o  qual você escolheu casar-se, mas quero te encorajar a buscar em Deus a qualidade mais sublime de Ester, a sabedoria, para saber como agir em seu casamento.

Peça a Deus a direção para saber o momento de falar e de estar quieta, o momento de obedecer e a sabedoria de confrontar quando as ações do seu esposo ferirem os princípios de Deus.
Acredite, o Deus que fez Ester achar favor diante do rei, fará com que você também receba graça para construir um relacionamento forte e saudável com seu marido.

Você se considera mais parecida com Vasti ou Ester no momento? O que achou da atitude de Vasti? Deixe aqui sua opinião nos comentários.

Fica com Deus.

Comentários

Postagens relacionadas