Os benefícios da rotina - Ministrando ao nosso lar


Muitas pessoas torcem o nariz para a palavra rotina, sempre a associam a algo chato e enfadonho, mas na verdade a rotina é benéfica em muitos aspectos, ela evita que você acorde pela manhã sem saber o que deve fazer primeiro ou o que deve ser feito hoje ou pode ser feito amanhã. Isso é um desperdício de tempo e energia.

A rotina é extremamente importante e se mostra eficiente quando aplicada na administração do nosso lar. A rotina promove a eficiência. Quando estabelecemos as atividades que precisamos realizar todos os dias e as dividimos em seus respectivos dias da semana, no começo vamos precisar manter o foco para não nos perdermos, mas após a continuidade das ações, ou seja a rotina, começamos a fazer as tarefas de modo mais eficiente e até automático. A rotina acaba transformando-se em hábito.

Quando estabelecemos uma rotina, vamos nos tornando mais hábeis para fazer as coisas, o ato da repetição nos proporciona uma melhora em nossa administração e habilidades.
A rotina também nos poupa tempo e evita aborrecimentos, por exemplo quando decidimos separar nossa atividades diárias em etapas e a realizamos rotineiramente, não iremos precisar perder um dia inteiro com faxina pesada pois a nossa rotina diária torna esse hábito desnecessário.

Agora vamos colocar em prática algumas dicas para estabelecermos uma boa rotina:

Comece pequeno. Crie uma pequena lista de atividades que você pode realizar de forma rotineira e liste-as. Agora escolha algumas para começar a implementá-las em sua rotina diária.

Seja específica. Crie uma rotina capaz de ser realizada. Montar uma lista de atividades que você não vai conseguir cumprir ao final do dia ou da semana vai provocar frustração e fará com que você abandone a rotina antes mesmo que ela se torne uma rotina.

E aqui está o mais importante em relação a rotina: seja flexível. Nem sempre vamos conseguir fazer as coisas como planejado, imprevistos acontecem, fazem parte da vida. esteja pronta para eles e saiba que isso não vai destruir ou arruinar seu dia ou sua rotina. Apenas nesses dias mude o plano adapte-se e então recomece com a rotina a partir do momento que for possível.

Então é isso minha querida amiga, abra a vida e o coração para a rotina sabendo que ela é muito benéfica e uma importante aliada na administração do seu lar. Você já possui algum tipo de rotina? Ela tem funcionado para você? Compartilhe comigo aqui nos comentários sua participação me deixa feliz e me ajuda a saber o que você tem achado do que compartilho por aqui. Fica na Paz.

Foto Pixabay user annca

Comentários

Postagens relacionadas