Na maioria das vezes confundimos a nossa conversa trivial do dia-a-dia com nosso cônjuge como sendo o suficiente para achar que a comunicação está indo bem no casamento (por que será que isso mas parece pensamento masculino? risos)
Todos os dias falamos com nosso cônjuge sobre contas a pagar, filhos, o que vai ter para o jantar (olha os homens por aqui novamente) e outros assuntos corriqueiros.
Mas vocês precisam entender que para um casamento mais forte onde exista um elo maior de intimidade o diálogo de assuntos relevantes precisa estar presente.
Na maioria das vezes a queixa de falta de diálogo no casamento ocorre por parte das mulheres. Vou explicar.
A mulher foi criada por Deus tendo o lado relacional mas aguçado que a maioria dos homens. É característica da mulher desejar interagir, aprofundar relações através do diálogo.
É muito mais simples e natural para uma mulher expor seus sentimentos (com algumas exceções, é claro) do que para os homens (aqui também há exceções).
Sendo assim, no casamento é preciso treino, isso mesmo, treino para adquirirem a prática e o hábito de manterem diálogos profundos que fortalecerão seu relacionamento.
Mas como começar?
Uma forma de começar a praticar o diálogo entre o casal é primeiramente separando um tempo a sós. Pode ser antes de dormir ou qualquer outro momento que vocês possam desfrutar a sós um do outro.
Escolham temas mais simples no começo como alguma coisa que aconteceu que fez você se sentir bem ou algum desapontamento que teve durante o dia e por que você se sentiu assim. Tentem falar como se sentem com a situação, não relatar como a situação aconteceu.
Dando esses primeiros passos no caminho para conversarem abertamente sobre seus sentimentos logo poderão conversar sobre tópicos mais estressantes sem acabar em uma discussão pois irão ter aprendido a ouvir sobre os sentimentos um do outro e respeitá-los.
Então comecem hoje mesmo a buscar uma intimidade através do diálogo.
Comentários
Postar um comentário
O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.