Invista na saúde e no bolso - como ter uma horta em apartamento


Cada vez mais as pessoas tem tido cuidado com o que põem em sua mesa. Além da alta dos alimentos uma coisa que preocupa bastante , nós donas de casa, é a quantidade de produtos químicos colocados nos legumes, verduras e temperos que compramos.

Uma das saídas tem sido optar por produtos orgânicos que nos garantem alimentos livres de agrotóxicos, por outro lado o preço destes produtos não são convidativos excedendo o preço dos produtos "convencionais".
Então uma boa alternativa é começarmos a cultivar uma pequena horta em casa e saber a origem daquilo que estamos consumindo. Mas como fazer isso quando não possuímos espaço externo ou moramos em apartamento?

Hoje quero compartilhar algumas dicas que aprendi no trulia.com/blog para te incentivar a começar sua própria horta em casa.

Temperos como orégano, salsinha, cebolinha, pimenta, manjericão podem ser cultivados facilmente na varanda ou em jardineiras de janela, "tente mantê-los perto de uma janela e usar um pote respirável, como um feito de terracota, com furos de drenagem - quanto maior e mais profundo o pote  melhor, diz Rebecca Lee, fundadora da RemediesForMe.com,  e não regue-as demais! Ervas só precisam ser regadas uma vez por semana", diz Lee. "Certifique-se que o solo está completamente seco, leve a planta até a a pia, e regue até que o solo fique completamente molhado. Deixe a água  escoar, repita o processo, e depois traga o pote de volta após deixá-lo drenar completamente. "Se você está apenas começando, pode pular as sementes e comprar plantas bebês, ou mudas. Apenas certifique-se de terem sido cultivadas dentro de casa porque você não quer mudar drasticamente seu ambiente.

Alface, espinafre, rúcula e acelga toleram condições de pouca luz, por isso  são fáceis de crescer dentro de casa ou em uma varanda, diz Prince. Verduras também crescem bem em caixas de janela por causa de suas raízes superficiais, o que é ideal para moradores do apartamento.

Faça você mesmo um ambiente de crescimento ideal

Muito sol na sua varanda ou janela? Use um toldo para criar sombra ou colocar plantas que gostam de sol como o tomate na frente ou ao lado de amantes de sombra para bloquear a luz. Pouco sol? Pintar um pallet branco e incline-o contra a parede para redirecionar a pouca luz solar que você recebe. Para climas quentes e secos, Prince diz para ter certeza de suas plantas estão descansando em bandejas de gotejamento que você mantem cheio de água, ou invista em auto-rega.

Seja exigente sobre onde você compra suas plantas

Você é seletivo sobre o produto que você compra, então empregue o mesmo cuidado ao comprar mudas, aconselha Prince. "Tente comprar de pequenos hortos em vez de caixas em grandes lojas", ela diz. "Muitas vezes, as plantas que você compra em lojas grandes na caixa não são bem cuidadas. (Pense nos pesticidas.) "

Coma o que crescer

Uma vez que seu jardim comece a produzir seus legumes, frutas e ervas, colha o que planta. Isto é especialmente verdade para as ervas, porque quanto mais você pegá-las, mais elas vão crescer. Uma dica? Um par de tesouras jardinagem pode fazer sua colheita uma moleza. "Quanto a colheita, evite puxar as folhas", diz Lee. "Isso pode forçar a planta inteira e desalojar suas raízes."

Espero ter animado você a começar sua pequena horta em casa, começar com pequenos temperinhos fica mais fácil e vai nos trazendo confiança para tentar outras espécies.

Você já tem horta em casa? Quais sua dicas e sugestões para quem está começando? Deixe aqui nos comentários para que possamos trocar experiências e crescermos juntas.

Comentários

Postagens relacionadas