Ouça mais, fale menos.


Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.
Provérbios 10:19

Quero começar a postagem de hoje compartilhando uma história com vocês:

Uma história fala sobre um garoto que sempre magoava os outros com palavras. Um dia seu pai lhe deu um saco de pregos e disse que a cada coisa ruim que ele dissesse a alguém ele deveria ir numa tábua e pregar um prego. Quando o saco de pregos acabou o pai disse ao garoto que agora a cada palavra boa e de ânimo que ele dissesse a alguém ele fosse lá e retirasse um prego. Quando os pregos acabaram o pai virou para o filho e disse que apesar de ter falado coisas boas a alguém que ele magoou, as marcas ainda estavam ali e não sairiam mais.

Essa ilustração mostra como devemos cuidar com aquilo que falamos. E hoje quero te convidar a falarmos um pouco mais sobre isso.

No casamento muitas vezes somos muito rápidos em falar e extremamente lentos em oferecer apenas nossos ouvidos e manter nossa boca bem fechada.
Em algumas situações o seu cônjuge vem até você  para simplesmente fazer um desabafo de um problema no trabalho, um desafio com a educação dos filhos ou até mesmo compartilhar um sentimento que o está incomodando.  Em momentos como este tudo que ela/ele mais quer "ouvir" de você é seu silêncio e compreensão.

Nem sempre seu cônjuge espera de você uma resposta, um conselho ou uma opinião. Em alguns momentos tudo que se espera é saber que se tem alguém com quem se pode contar. Alguém que podemos confiar nossos mais profundos sentimentos sabendo que não seremos julgados por eles. Apenas ouvidos, acolhidos, compreendidos.

Isso faz parte do casamento. Isto é a marca de um casamento onde a amizade é cultivada.
E não fique preocupado em não dar sua opinião, se o seu marido ou esposa quiser sabê-la ele/ela vai dizer isso a você.

Apenas deixe que seu cônjuge  saiba que tem um ouvido amigo que pode contar quando precisar e lábios sábios que irão se pronunciar apenas em momentos oportunos.

 "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" (Provérbios 25:11)

Deus abençoe você e seu casamento.

Comentários

Postagens relacionadas