Abrindo caminho para o perdão


Uma das atitudes que normalmente vamos ter que praticar talvez até mais do que gostaríamos é o perdão.

O perdão é algo difícil de lidar pois não é fácil de ser pedido (pois significa reconhecer que erramos) e não é fácil de ser liberado (porque nossos sentimentos foram feridos). Porém precisamos compreender que o perdão é a essência do evangelho e se fomos perdoados por Deus de maneira tão grandiosa e imerecida precisamos aprender com Ele a perdoar.

Outra coisa a ser considerada é que precisamos aprender a pedir perdão quando erramos com o outro, Deus espera isso de nós. Nenhum de nós é perfeito e muitas vezes até mesmo sem querer acabamos ofendendo e magoando as pessoas que mais amamos.

Recentemente lendo um estudo do pastor Jaime Kemp ele mencionou três frases que podem nos ajudar no caminho para o perdão e quero compartilhá-las aqui com você.

"Eu estava errado(a), por favor me perdoe. Eu amo você!"

1. "Eu estava errado." - pode parecer simples mas nem todos possuem facilidade para reconhecer seus erros ou melhor, admiti-los. Lembro-me de um marido que após uma situação desagradável em seu casamento chegou para esposa para pedir-lhe perdão e disse: "Eu quero que você me perdoe, mas a errada é você." Com esta atitude este marido fechou as portas da reconciliação com sua esposa pois demonstrou não reconhecer sua parte no problema. Reconhecer que você está errado(a) revela humildade e mostra ao outro que você deseja restaurar o relacionamento.

2. "Por favor, me perdoe." Tem uma frase bem conhecida que diz "amar é nunca ter que pedir perdão", nunca li algo tão equivocado. Todo relacionamento exige perdão. Reconhecer o erro para quem você ofendeu e pedir o seu perdão demonstra maturidade para não apenas reconhecer o erro mas a intenção sincera de que não queria ter feito ou agido de maneira errada.

3. "Eu amo você." Dizer eu te amo após um pedido de perdão pode significar muito para a pessoa magoada. Isto é uma afirmativa de que o ofensor agiu de maneira errada e arrependido percebe que feriu alguém precioso. Precisamos sempre reafirmar nosso amor ao nosso cônjuge não apenas em pedidos de perdão isto deve ser uma constante em nossas vidas não apenas com palavras mas principalmente através de nossas atitudes para que quando a usarmos em um pedido de perdão possa fazer o outro lembrar que esta afirmativa é verdadeira e está baseada em muitas outras ações que se firmaram antes do pedido de perdão.

Enfim como maridos e mulheres tementes a Deus precisamos seguir o exemplo de Cristo, perdoando e sendo perdoados, sabendo que um perdão muito mais excelente nos foi concedido por Deus mediante a entrega de seu único Filho.
Então nunca esteja com o coração endurecido demais para liberar o perdão nem orgulhoso demais para não pedi-lo.

Comentários

Postagens relacionadas