Falta de respeito no casamento

Imagem public domain


Infelizmente muitos casais sucumbem diante das pressões e tensões do dia-a-dia e deixam que a falta de respeito comece a permear seu casamento. O que muitos ignoram é que quando o respeito começa a ser deixado de lado e o casal começa a se tratar de maneira equivocada estão caminhando a passos largos para o fim do seu casamento.

Segundo John Gottman  "O respeito mútuo é uma das pedras angulares de todos os relacionamentos bem sucedidos. A perda de respeito mútuo pode destruir um casamento rapidamente, ou mais frequentemente, levar a uma vida dolorosa, estressante e infeliz para um casal. "

Então vamos analisar 5 sinais (infelizmente existe uma lista mais longa) da falta de respeito em um casamento e maneiras para restabelecê-lo no relacionamento:

1.  Tratar o outro de maneira rude e desrespeitosa, por exemplo, envolvendo-se em xingamentos, e insultando ou humilhando o seu cônjuge.

2. Falar com sarcasmo.

3. Ignorar ou evitar o seu cônjuge.

4. Levantar a voz o cônjuge

5.  Não ver as opiniões, desejos e valores de seu cônjuge como dignos de consideração séria.

Se desejamos ter um casamento vitorioso esse tipo de comportamento deve ser eliminado do relacionamento. Porém precisamos entender que não basta eliminar os comportamentos negativos precisamos trabalhar para reforçar os comportamentos positivos.

Não basta parar de erguer a voz ou não ser sarcástico com o cônjuge, é preciso substituir a falta de respeito pelo respeito passando a considerar a opinião do outro; consultando o cônjuge  antes de tomar decisões que irão afetá-lo(la); tendo um interesse genuíno no dia-a-dia do seu cônjuge (trabalho, atividades diárias e interesses); embora a lista continue esses já são sinais que demonstram um casamento onde o respeito está sendo praticado.

Outra coisa importante para quebrar o ciclo da falta de respeito é não esperar que o outro mude primeiro, mas dar o primeiro passo e tratar com respeito mesmo quando o outro não o faz. Quando somos tratados de forma negativa é natural querermos reagir da mesma forma, mas se estamos buscando o respeito em nosso casamento precisamos mudar de comportamento. Lembre-se  trate o outro como gostaria de ser trado.


A maior chave para vencer a falta de respeito é principalmente buscar desenvolver uma vida de comunhão com Deus através da oração e leitura da Palavra. 

Um coração que se aproxima de Deus é preenchido por um amor tão intenso que a falta de respeito simplesmente não achará lugar em sua vida. Deus nos ensina a valorizarmos o outro e a colocá-lo antes de nossas próprias necessidades(Filipenses 2.3) e acredite somente com o auxílio dEle é que somos capazes de tamanha transformação.

Fique com Deus.

Comentários

Postagens relacionadas