Pular para o conteúdo principal

Em destaque

Cartões bíblicos com 10 versículos contra a ansiedade

Como lidar com as emoções negativas - Mulheres com Propósito


"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." Filipenses 4:8

Quantas de nós não tem que lidar quase diariamente com aquelas vozes negativas que se infiltram em nossa mente alimentadas por nós mesmos ou pela má influência de outros?

Sabemos que precisamos "matar um leão por dia" para realizar nossas inúmeras atividades e não podemos nos deixar vencer por emoções negativas que tendem a nos levar cada vez mais para baixo e nos impedem de sermos a melhor versão de nós mesmas.

A arte de sermos líder de nossas emoções e não vítimas delas é algo que precisamos aprender e ensinar a outras mulheres para que sejamos livres.

Hoje quero dividir com você 5 atitudes que devemos tomar para vencermos as emoções negativas.

1. Encha sua mente com  a Palavra de Deus

Um dos meus versículos favoritos da Bíblia é o de Filipenses 4.8. A advertência de Paulo aos filipenses sobre o que deveriam pensar é uma chave para vencermos as emoções negativas.
Alimentar seu espírito com a palavra de deus diariamente fará com que seu coração seja cheio das verdades de Deus.

2. As emoções nem sempre representam a verdade.

Paulo diz: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro", nem sempre nossas emoções são baseadas na verdade. Sentir que não é uma boa dona de casa ou que é um fracasso como profissional não significa que é verdade. Nossas emoções tentam colorir a nossa percepção da realidade, mas nem sempre com tons alegres. 
Então da próxima vez que algum pensamento negativo começar a invadir sua mente confronte-o com a verdade. 

3. Evite pessoas tóxicas

Existem pessoas que parecem carregar uma nuvem cinza sobre a cabeça. São pessoas mal-humoradas e pessimistas que só enxergam o lado ruim de tudo.
Se andarmos com pessoas assim fatalmente seremos dominados por emoções negativas.

4. Vigie suas palavras

Provérbios 18.21 "A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto." Na maioria das vezes damos pouca ou nenhuma atenção ao que falamos porém não deveria ser assim.
Se constantemente declaramos coisas negativas acerca de nós mesmas e da nossa situação em que isso vai ajudar a melhorar? Em nada!

Da próxima vez que emoções negativas começarem a invadir sua mente rebata-as audivelmente com uma declaração positiva a respeito. Por exemplo você está sentindo-se uma péssima dona de casa, então declare: "Hoje não me saí tão bem mas fiz o meu melhor e amanhã serei melhor que hoje".

Este não é um passo fácil exige treino mudar uma mente que sempre declara coisas ruins mas é possível fazê-lo e quando começar logo sentirá a diferença.

5. Cuide bem de si mesma

As nossa emoções são afetadas também pela forma como tratamos o nosso corpo físico. Não dormir o suficiente, alimentar-se de forma inadequada ou em horários irregulares fatalmente empurrará suas emoções para baixo. Procure dar atenção a suas necessidades físicas e não negligencie sua saúde.

Enfim, a vida seria muito sem graça se não tivéssemos emoções mas precisamos saber liderá-las e administrá-las sempre a nosso favor e nunca contra nós mesmos. Use suas emoções pra enfatizar o belo, procure apreciar a natureza a sua volta, encontre o prazer no sorriso de uma criança e viva. Não dê espaço para que emoções negativas dominem sua vida ou determinem quem você é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartões de Oração para imprimir - Mulheres com Propósito

Olá meninas a postagem de hoje é muito especial para mim pois vou dividir com vocês os cartões de oração que fiz para mim inspirados no filme Quarto de Guerra. São 10 cartões com diferentes passagens bíblicas para necessidades que todas nós temos como ansiedade, medo, dinheiro e mais... Você poderá imprimir em papel com uma gramatura mais grossa e transportá-los para qualquer lugar que for ou colocá-los fixos em sua parede no seu cantinho de oração. Quando oramos a Palavra estamos enchendo nosso coração de fé pois " a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo."  Romanos 10:17   Espero muito que você goste e não esqueça de compartilhar com as amigas e deixar aqui seu comentário. Fica com Deus. Ah e para salvar é só clicar na imagem.

Abas para Bíblia para imprimir

Quem nunca teve dificuldade para encontrar algum livro da Bíblia levante a mão? A verdade é que não apenas a dificuldade para encontrar os livros da Bíblia mas também um certo apego a Bíblias com índice move muitas mulheres. A grande questão é: o que fazer quando você encontra uma Bíblia que gostou muito mas ela não possui versão com índice lateral? Ou se você já tem uma Bíblia em casa mas gostaria muito que ela possuísse índice lateral? Foi pensando nisto que fiz um modelo de aba para Bíblia que você pode imprimir e colar em sua Bíblia deixando assim do jeitinho que você gosta. É só escolher um papel com gramatura 120 tipo papel para cartão de visita, imprimir, cortar e colar. Pode até parecer trabalhoso mas eu garanto que no final vai valer o resultado. Então se te interessou clica na imagem, salve em seu computador, imprima e comece a dar uma cara nova a sua Bíblia (a terceira folha tem abas em branco para você usar em outro lugar como seu caderno de oração por exemplo

A conduta da esposa cristã

Estar casada com um marido que não partilha da mesma fé que nós pode ser um desafio gigantesco. O que vou compartilhar com você hoje foi algo que aprendi por experiência própria no início de minha conversão quando meu esposo ainda não partilhava a mesma fé. Eu era jovem e de um temperamento digamos... difícil. E ver meu esposo continuar nos caminhos que agora eu sabia estar errado e com certas "amizades" que eu percebia ser destrutivas, aliado ao meu ciúme, enfim eu tinha nas mãos a receita para por meu casamento a perder. Além de ser jovem em idade, eu também era recém-nascida espiritualmente e não sabia muito bem como me relacionar com Deus e como conduzir minha vida através de sua Palavra. Então um dia em uma situação que eu estava disposta a causar um grande "alvoroço" eu orei: "Deus fale comigo agora pois se o Senhor não intervir vou agir do meu jeito." E olhei para o console do carro e havia um exemplar da Bíblia distribuida pelos Gideões,