Como lidar com as emoções negativas - Mulheres com Propósito


"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." Filipenses 4:8

Quantas de nós não tem que lidar quase diariamente com aquelas vozes negativas que se infiltram em nossa mente alimentadas por nós mesmos ou pela má influência de outros?

Sabemos que precisamos "matar um leão por dia" para realizar nossas inúmeras atividades e não podemos nos deixar vencer por emoções negativas que tendem a nos levar cada vez mais para baixo e nos impedem de sermos a melhor versão de nós mesmas.

A arte de sermos líder de nossas emoções e não vítimas delas é algo que precisamos aprender e ensinar a outras mulheres para que sejamos livres.

Hoje quero dividir com você 5 atitudes que devemos tomar para vencermos as emoções negativas.

1. Encha sua mente com  a Palavra de Deus

Um dos meus versículos favoritos da Bíblia é o de Filipenses 4.8. A advertência de Paulo aos filipenses sobre o que deveriam pensar é uma chave para vencermos as emoções negativas.
Alimentar seu espírito com a palavra de deus diariamente fará com que seu coração seja cheio das verdades de Deus.

2. As emoções nem sempre representam a verdade.

Paulo diz: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro", nem sempre nossas emoções são baseadas na verdade. Sentir que não é uma boa dona de casa ou que é um fracasso como profissional não significa que é verdade. Nossas emoções tentam colorir a nossa percepção da realidade, mas nem sempre com tons alegres. 
Então da próxima vez que algum pensamento negativo começar a invadir sua mente confronte-o com a verdade. 

3. Evite pessoas tóxicas

Existem pessoas que parecem carregar uma nuvem cinza sobre a cabeça. São pessoas mal-humoradas e pessimistas que só enxergam o lado ruim de tudo.
Se andarmos com pessoas assim fatalmente seremos dominados por emoções negativas.

4. Vigie suas palavras

Provérbios 18.21 "A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto." Na maioria das vezes damos pouca ou nenhuma atenção ao que falamos porém não deveria ser assim.
Se constantemente declaramos coisas negativas acerca de nós mesmas e da nossa situação em que isso vai ajudar a melhorar? Em nada!

Da próxima vez que emoções negativas começarem a invadir sua mente rebata-as audivelmente com uma declaração positiva a respeito. Por exemplo você está sentindo-se uma péssima dona de casa, então declare: "Hoje não me saí tão bem mas fiz o meu melhor e amanhã serei melhor que hoje".

Este não é um passo fácil exige treino mudar uma mente que sempre declara coisas ruins mas é possível fazê-lo e quando começar logo sentirá a diferença.

5. Cuide bem de si mesma

As nossa emoções são afetadas também pela forma como tratamos o nosso corpo físico. Não dormir o suficiente, alimentar-se de forma inadequada ou em horários irregulares fatalmente empurrará suas emoções para baixo. Procure dar atenção a suas necessidades físicas e não negligencie sua saúde.

Enfim, a vida seria muito sem graça se não tivéssemos emoções mas precisamos saber liderá-las e administrá-las sempre a nosso favor e nunca contra nós mesmos. Use suas emoções pra enfatizar o belo, procure apreciar a natureza a sua volta, encontre o prazer no sorriso de uma criança e viva. Não dê espaço para que emoções negativas dominem sua vida ou determinem quem você é.

Comentários

Postagens relacionadas