Tomando decisões - Devocional para casais


"Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao Senhor." Josué 9:14

Nossa vida é feita de uma multidão de escolhas e decisões. Desde o momento que acordamos até o momento que vamos dormir. E desde muito pequenos aprendemos que precisamos fazer escolhas.

Depois de nos casarmos isto não fica diferente, continuamos a ter que escolher muitas coisas só que agora muitas de nossas escolhas não dizem respeito apenas a nós mesmos, passam a envolver nosso cônjuge.

É fundamental que no casamento os casais aprendam a consultar um ao outro antes de tomarem decisões, principalmente aquelas que afetarão a vida da família, mas sabemos que isso não acontece tão fácil. Muitos de nós estávamos tão acostumados a decidir sozinhos a nossa vida antes do casamento que passam a ter dificuldades em consultar o marido ou a esposa antes de decidir algo.

Isto é ruim.

Porém muito mais nocivo ao casamento é se não aprendermos a colocar nossas escolhas nas mãos de Deus antes de decidir o que fazer, desde escolhas simples como se é o momento de comprar móveis novos para sala ou a compra ou troca de um veículo até questões como troca de emprego ou mudança de casa.

O povo de israel cometeu este grave erro ao tomar uma decisão baseados apenas no que seus olhos viram e seus ouvidos ouviram. Confiaram na conversa e na aparência de um povo com o qual eles não poderiam fazer uma aliança, disseram que eram morados distantes quando na verdade eram seus vizinhos. Fizeram uma aliança errada por não consultarem a Deus.

Da mesma maneira podemos tomar atitudes e decisões que serão prejudiciais ao nosso casamento se não aprendermos a consultar a Deus sobre as escolhas que precisamos fazer.

Como casal assumam o compromisso um com o outro de jamais tomarem decisões sem consultar um ao outro e juntos levarem a questão a Deus. isto fortalecerá sobremaneira sua vida conjugal e suas escolhas certamente serão mais acertadas.

*imagem Pixabay

Comentários

Postagens relacionadas