Meu cônjuge é muito ciumento, será que o problema sou eu?


"Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito." Provérbios 16:2

O ciúme é algo difícil de lidar, tanto para quem sente como para quem é o "alvo". Um casamento baseado em ciúme certamente precisa ser repensado para que se torne um relacionamento saudável.

A primeira coisa que precismos analisar é o significado de ciúme:

1.estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo (mais us. no pl.).

2. medo de perder alguma coisa.

                                                                                                      Fonte: Dicionário do Google

Todo casal precisa manter o ciúme do zelo, aquele sentimento que significa preservar, cuidar de quem amamos. O próprio Espírito Santo tem ciúme dos seus:

"Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?  Tiago 4. 5

O ciúme que zela é bom, pois seu interesse é cuidar do outro. 

Já o ciúme que desencadeia o medo de perder ou que traz sentimento de posse este é perigoso e nocivo ao casamento. Normalmente pessoas ciumentas são inseguras sobre se mesmas e buscam no marido ou na esposa a confiança que gostariam ter e assim começam um relacionamento sufocante e doentio. Em outros casos esse ciúme está baseado em situações e injustiças cometidos pelo cônjuge e é este caso que gostaria de analisar com você hoje.

Veja a pergunta abaixo:


Será que sou eu o provocador dos ciúmes do meu marido ou esposa? 

Já parou para se perguntar isto antes? Muitas vezes só julgamos o nosso cônjuge por seus "ataques" de ciúmes e queremos sair de vítimas da história mas acho válido antes de acusar o outro de ciúmes infundados analisarmos nosso próprio comportamento.

Marque neste questionário o que se aplica a você:

___ Você se sente mais desejável ou atraente quando seu cônjuge está com ciúmes?

___ Você acha "bonitinho" quando seu cônjuge está com ciúmes?

___ Você flertar com outros(as)?

___ Você vê pornografia?

___ Você assiste seriados de TV ou filmes que destacam insinuações sexuais?

___ Você olha fixamente para outros(as)?

___ Você nega  olhar quando o seu cônjuge confronta você - mesmo que a acusação seja verdadeira?

___ Você fazer elogios sobre alguém do sexo oposto?

___ Você está desenvolvendo uma relação emocional com outra pessoa?

___ Você está tendo um caso?

___ Você enfatiza aparência física em seus elogios?

Nota:   Se você enfatizar apenas aparência física em seus elogios, seu cônjuge pode sentir-se inseguro em seu amor, pensando que você o ama ou a ama apenas por razões físicas e não por suas qualidades interiores. Seu cônjuge pode temem tornar-se menos atraente e perder você.
                                                           (Questionário traduzido do site dougbrittonbooks.com)

Se você marcou alguma das questões acima certamente está na hora de uma mudança de comportamento de sua parte. Respeitar o seu cônjuge significa não dar a ele ou ela motivos para se sentir inseguro em relação a você ou ao seus sentimentos.

O primeiro passo para restauração da saúde do seu casamento e colocar um fim nas brigas por ciúmes é reconhecer diante do seu cônjuge que suas atitudes não estavam corretas até aqui e se dispor a trabalhar duro para realizar as mudanças necessárias. 

Peça também perdão a Deus por ter mantido um comportamento reprovável e peça que Ele lhe auxilie na transformação de suas ações e do seu coração.

Comentários

Postagens relacionadas