5 sinais de que seu casamento está em crise


Um casamento sempre terá seus altos e baixos. Nem sempre tudo será primavera, onde as flores permeiam o caminho porém nem sempre tudo será inverno onde o frio e a falta de cor imperam. Casamentos saudáveis são assim, vivem as quatro estações em seu casamento.

Mas e a crise, aquele verdadeiro problema que se não for logo diagnosticado e tratado pode levar o casamento ao divórcio? Como reconhecê-la e o que fazer?
Mitch Temple no site focus on the family define crise da seguinte maneira:

"Com base em minha experiência pessoal e conhecimento, a definição de uma crise que eu prefiro é:  qualquer situação ou estímulo que provoca elevados níveis de angústia emocional ou disparidade de indivíduos, e que os deixa sentindo-se impotente, fora de equilíbrio e fora de controle."

Então quero trazer para você hoje alguns sinais que podem indicar que seu casamento está em crise.

1. Necessidades negligenciadas e vazio emocional



O escritor Gary Chapman diz em seu livro, As cinco linguagens do amor, que "no âmago da existência do ser humano encontra-se o desejo de intimidade e de ser amado. O casamento foi idealizado para suprir essas necessidades." 
Quando no casamento você ou seu cônjuge sentem como se estivessem andando em uma vazio emocional sem fim podem começar a focar apenas nos pontos negativos do relacionamento e fatalmente isto trará o divórcio.

2. Tratar o outro com desdém ou desrespeito



Se ignorar seu cônjuge, desrespeitá-lo(a) verbalmente ou rebaixá-lo(a) tem se tornado regra em seu casamento. Se você simplesmente não consegue ver que seu marido ou esposa "não faz nada direito". Cuidado, seu casamento está em apuros.

3. Falta de confiança


A confiança é fundamental para o casamento sobreviver, e acredite demora muito para ela ser conquistada mas é bem rápido para perdê-la e bem mais difícil reconquistá-la. A falta de confiança é a primeira coisa que precisa ser tratada em um casamento se não desejar vê-lo em ruínas.

4. Viver em guerra constante



Se as brigas tem acontecido constantemente em seu casamento (leia esta postagem) quer a postas fechadas ou em público, seu casamento está caminhando para o fim. Nenhum casamento pode florescer sob clima de guerra.

5. Procurar satisfazer as necessidades emocionais e/ou sexuais fora do casamento



A Bíblia diz em Provérbios 6.27 "É possível alguém atear fogo ao próprio peito sem queimar a roupa?" 
Se você ou seu cônjuge tem buscado satisfazer suas necessidades emocionais ou sexuais em outro lugar que não seja dentro do casamento certamente seu casamento está em uma grave crise e prestes a chegar ao fim.
Mesmo que você julgue "inocente" fazer isto através de redes sociais ou salas de pate-papo ou procure apenas alguém com "interesses semelhantes" isto fatalmente irá destruir seu casamento.

Estes são apenas alguns sinais de que seu casamento está em crise mas se você tem vivido algum deles ou acha que tem algum outro sinal em seu casamento que esteja precisando de atenção não negligencie, busque uma terapia de casal ou peça auxílio aos conselheiros de casais da sua Igreja.

Comentários

Postagens relacionadas