5 dicas para facilitar a ordem na casa - Ministrando ao Nosso Lar


Não sei como é sua rotina de cuidados com a casa mas uma coisa tenho certeza, sempre tem algo a fazer não é mesmo?

Precisamos a cada dia aprendermos um pouco mais sobre como gerenciar melhor nossa casa de maneira que não passemos todo o tempo envolvidas coma limpeza ou com a sensação de que a casa está sempre em desordem. 

Uma coisa que sempre me deixava brava quando trabalhava fora principalmente, era o dia da faxina pesada. Sabe por quê?
Porque eu simplesmente deixava tudo para ser feito naquele dia, em geral o Sábado, e acabava desperdiçando boa parte do final de semana com a limpeza e chegava ao fim do dia exausta.

Então fui aprendendo com o tempo e com as experiências que existem maneiras mais fáceis de manter a casa em ordem, e hoje quando chega o dia de faxina pesada nem é mais tão pesada assim pelas medidas que vou adotando durante a semana. 

Por isso vim compartilhar com você amiga algumas das dicas que faço por aqui para manter minha casa mais fácil de cuidar

1. Crie o hábito de um lugar para cada coisa.



Não apenas aquela antiga história que já cansamos de ouvir mas que nunca colocamos em prática de ter um lugar para cada coisa em sua casa (caixa para controle remoto, porta-chaves, lugar para correspondência etc) o que estou querendo dizer aqui é em relação ao uso do cômodo específico para cada coisa. Por exemplo, você, seu marido ou filhos comem na sala, no quarto ou em qualquer lugar da casa? Isto significa que devem levar de volta o que não pertence aquele cômodo assim que terminar.

Sei que é super difícil evitar comer alguma coisa em frente a TV ou até mesmo aquele copo com água na mesinha de cabeceira do quarto. Então já que fazemos isto devemos adotar medidas como: se deixa copo com água na mesinha de cabeceira durante a noite ele deve sair de lá logo pela manhã e não ficar morando ali esperando o próximo copo da noite seguinte.
Vai comer biscoitos na sala? Leve um pratinho para recolher as migalhas para que não caiam no sofá.

2. Dificulte a entrada da sujeira



Sabia que muitas vezes nos facilitamos a entrada da sujeira em nossa casa? Tome algumas medidas preventivas como por exemplo evitar abrir as janelas em dias com muito vento ou se tem reformas por perto, isto vai evitar que a poeira entre em maior quantidade. Se possível crie um espaço na entrada da casa onde todos possam tirar os sapatos quando chegarem e colocar sandálias limpas para entrar em casa.

3. Seja prática



Perdemos muito tempo na hora de limpar nossa casa indo e vindo na despensa para pegar um produto de limpeza que esquecemos. Seja prática e compre aquelas cestinhas nas lojas de importados e coloque os produtos de limpeza que você usa (pode usar uma cestinha para produtos de limpeza do banheiro e outra para produtos de limpeza da casa etc) não esqueça de colocar junto a cestinha os panos de limpeza e um saco de lixo. Isto vai otimizar e muito seu tempo na limpeza.

4. Uma hora para abençoar o lar



Esse foi um termo que aprendi com a Fly Lady e que super ajuda. Em uma hora você faz aquela manutenção básica limpando espelhos, tirando o pó dos móveis, aspirando a casa e fazendo uma limpeza leve nos banheiros (limpar a pia, limpar o vaso sanitário, esvaziar lixeira). No dia da limpeza pesada as coisas não estarão acumuladas.

5. Torne divertido



Sempre acho que uma boa música ajuda bastante na hora da limpeza, vamos nos movendo ao ritmo da música e a alegria inunda nosso ser enquanto cuidamos do nosso lar.
Então baixe uma lista de músicas específicas para os momentos em que estiver limpando sua casa, você pode até criar uma playlist com uma duração do tempo que você quer reservar para faxinar a casa (uma playlist para a manutenção semanal que pode ter apenas uma hora de duração e outra playlist para dias de faxina mais demorada com mais horas de duração).

E lembre-se faça tudo sem reclamar(Filipenses 2.14), a murmuração só vai deixar o trabalho mais difícil do realmente é.

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens," Colossenses 3:23

Comentários

Postagens relacionadas