Como melhorar a administração financeira

Oi gente com vão as coisas? Janeiro é um mês propício para reflexões e para começar a colocar em prática nossas resoluções de Ano Novo. 

Uma área que causa dificuldade na vida de muitos casais é a administração financeira. Sabemos que as dívidas comprometem não só nosso relacionamento mas também nossa qualidade de vida. Mas algo que precisamos ter em mente é que é possível administrar melhor nossas finanças independente da situação que nos encontramos no momento.

Muitos casais estão com tantos problemas financeiros que simplesmente não conversam sobre o assunto e o ignoram achando que esta atitude fará com que os problemas desapareçam quando na verdade este tipo de comportamento só agrava a situação. Já existem outros que procuram ocultar do marido ou da esposa o quanto gastam ou o quanto devem, o que também não irá ajudar em nada.

Pensando em dar uma forcinha para vocês trago algumas ideias de como organizar as contas da família. Existem diversos modelos de livros para controle de gastos na internet e em papelarias o importante é você escolher um que se ajuste ao seu gosto e colocar a mão nas contas na massa.


Um jeito simples é comprar um livro caixa na papelaria e fazer suas anotações, ou você pode personalizar o seu próprio livro caixa e deixá-lo mais adaptável a realidade de sua família. A única coisa que precisamos ter em mente é que deveremos a partir de agora anotar todos os nossos compromissos financeiros para ter uma visão real de como estamos gastando nosso suado dinheirinho.

Você poderá usar um fichário para anexar as folhas que irá imprimir e também deve ter: um calendário, uma calculadora, envelopes ou pastas para arquivar comprovantes de pagamento.

Divida seus gastos em três categorias: fixos (aluguel,TV a cabo,  mensalidade escolar etc), variáveis (energia, água, telefone etc) e arbitrários (gastos que você tem maior flexibilidade para controlar: lanches, roupas, restaurantes etc). Tudo que você gastar deverá ser anotado até mesmo uma balinha para as crianças.

Com este relatório em mãos você conseguirá observar para onde está sendo direcionado seu salário e onde podem ser feitos cortes ou reduções.
Lembre-se mudar os seus hábitos financeiros pode não ser uma tarefa simples mas com determinação e organização  verá que é possível e faça desta tarefa algo para toda família incluindo seus filhos.
Você também pode fazer parte do desafio de economizar que publicamos aqui.

Espero que tenham gostado fiquem com Deus e até amanhã.

Comentários

Postagens relacionadas