Aprendendo a conversar no casamento

A comunicação é uma das questões mais complexas no casamento. A falta de diálogo tem a capacidade de criar um abismo entre os cônjuges. Quero deixar pra você aqui algumas dicas para ajudar a melhorar a comunicação em seu casamento.

1 - Ouça mais - muitos casais tem deficiência na comunicação porque um dos parceiros tem maior facilidade de expressão e acaba sempre dominando a conversa sem permitir que o outro também expresse o que está sentindo.

2 - Não ouça na defensiva - na maioria das vezes quando um casal decide conversar sobre algum assunto conflitante um deles(ou os dois) tendem a ouvir o que o outro está dizendo já pensando em como replicar o que o outro está dizendo. Isto não é ouvir. 


3 - Dispense total atenção quando seu cônjuge for falar com você - nos dias atuais é muito difícil desconectarmos, podemos até desligar a TV mas o celular continua ali bipando mensagens que tiram nossa atenção. Então quando for conversar com seu(a) parceiro(a) pare realmente o que está fazendo e volte-se completamente para o que o outro tem a lhe dizer.

4 - Não use a 3ª pessoa durante as conversas - quando conversamos como casal muitas vezes temos a mania de formular as sentenças na 3ª pessoa e isso soa como acusação, tente se concentrar para formular as frases sempre na 1ª pessoa. Por exemplo: "Você sempre faz isso e me aborrece" substitua por  "Eu fico muito aborrecida quando isso acontece". A primeira frase é uma acusação a segunda é um compartilhar de sentimento.

5 - Não desista - a comunicação no casamento é algo que vai ficando melhor a medida que praticamos mas antes disso acontecer levamos alguns tombos no caminho, mas precisamos lembrar que aprendemos a andar levando alguns tombos mas isso não nos fez desistir do processo.

Espero que possa ter ajudado você para melhorar a comunicação em seu relacionamento. Fiquem com Deus e até a próxima! 

Comentários

Postagens relacionadas