Misturinhas caseiras, cuidado!


Toda dona de casa tem um pouco de "cientista maluca", digamos assim 😆. Para manter limpa nossas roupas, casa e tudo o mais ao nosso redor vamos criando "misturinhas" que nos auxiliem nessa batalha.

O que muitas de nós desconhece é que misturar alguns produtos de limpeza que temos em nossa casa podem causar desde reações alérgicas brandas até a morte. Isso mesmo a morte e não estou sendo dramática.

Fiz algumas pesquisas e descobri o perigo de misturar alguns produtos químicos que temos em casa na tentativa de "potencializar" sua ação. Então amiga fica o alerta, veja aqui algumas misturas perigosas.

Uma mistura clássica é sabão em pó, hipoclorito de sódio(água sanitária ou Vim) e amoníaco (lysoform por exemplo) para dar uma geral no banheiro. O que talvez você não saiba é que a união desses produtos pode gerar gases tóxicos que afetam rapidamente olhos, nariz e garganta podendo levar a perda do olfato e visão. Gente isso é muito sério!

Muitas de nós desconhece (eu pelo menos desconhecia) que um dos princípios químicos do amaciante é amoníaco ou seja evite utilizar com água quente.

Sabe quando a pia entope e colocamos um produto para desentupir (que na maioria das vezes contém nitrato de potássio) e depois jogamos água com detergente (que contém amônia) para higienizar? Bummm! Temos mais uma misturinha tóxica bem dentro da nossa cozinha.

Sabe o nosso querido vinagre ele sim é uma benção para limpar nossa casa mas se misturado a algum desses componentes se tornará um perigo:

  • vinagre e água oxigenada - criam um ácido corrosivo
  • vinagre e alvejante criam gases tóxicos

Então minha amiga na dúvida vamos evitar fazer misturinhas e claro cada vez mais optarmos por soluções menos químicas que não serão nocivas a nossa saúde nem agredir o meio ambiente.

Algumas dicas também são válidas de serem lembradas, como:

  • O uso do vinagre com o bicarbonato é inofensivo a saúde e pode ser utilizado para limpeza com incrível eficácia.
  • Para deixar sua casa perfumada utilize óleos essenciais em um difusor mas sempre em ambientes amplos e com circulação de ar
  • Deixe o ambiente que você vai limpar sempre bem ventilado
  • Utilize luvas para manipular produtos de limpeza
  • Evite fazer misturinhas caso você desconheça se esses produtos podem ser utilizados juntos afinal sua saúde e a saúde de sua família agradecem

Você conhece formas naturais de limpar a casa? Compartilhe aqui nos comentários vamos trocar dicas para deixar nossa casa limpa e higienizada sem produtos tóxicos.
Aguardo seu comentário. Fique com Deus.

Comentários

Postagens relacionadas