terça-feira, 17 de maio de 2016

Juntos, porém separados.


Que a tecnologia tem mudado o mundo, ninguém duvida. Que ela tem seus benefícios também não dá para contestar. Mas quando paramos para analisar como o uso da tecnologia tem afetado os relacionamentos talvez tenhamos encontrado um ponto que deve ser mais discutido e abordado por conta dos danos causados.

Veja não sou alguém contra a tecnologia ou o avanço da mesma, afinal tenho um Blog não é mesmo? O que gostaria de chamar sua atenção é para o fato de deixar que o uso do Smartphone, entre outras coisas, comece a interferir de forma negativa em seu casamento.
O problema muitas vezes não está na tecnologia em si mas no uso que fazemos dela. Temos deixado que ela nos governe ao invés de tê-la como uma ferramenta que trabalhe a nosso favor.

Lembro-me que antes de ter meu primeiro Smartphone (e pasmem! Tenho ele a pouco mais um ano porque ganhei do meu irmão) as amigas sempre falavam como eu conseguia viver sem "whatsapp" e que eu não ligava porque não tinha mas que quando eu tivesse ficaria igual (ou pior) a elas: VICIADA!

Graças a Deus isto não aconteceu, e nem acontecerá. Tenho comigo o que diz o apóstolo Paulo: "Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." 1 Coríntios 6:12
E desejo que vocês façam o mesmo. Confesso que passo um tempo relativo em frente ao computador a até atualizando redes sociais, afinal é meu trabalho. Porém tenho buscado estabelecer limites para que isto não interfira no meu casamento. E confesso, não é fácil.

Muitas vezes percebo que eu e meu esposo estamos lado a lado no sofá após um dia em que praticamente não nos vimos por conta do trabalho de ambos e ao invés de estarmos conversando estamos cada um com o Smartphone na mão em atividades diferentes.

Juntos, porém separados. Entendeu?

Por isso quero compartilhar algumas dicas para tentarmos minimizar o uso da tecnologia e focarmos mais em nosso relacionamento, afinal não casamos com o celular.

Nenhum dispositivo é permitido a mesa durante as refeições. Infelizmente se deixarmos qualquer um deles próximo a nós provavelmente quando aquele "bip" soar vamos acabar parando a refeição ao a conversa e acabaremos dando uma olhadinha em quem está mandando mensagem. Então além de não trazê-lo para mesa mantenha longe de vocês.

Nada de celular em restaurantes ou passeios(a dois ou em família). Agora ficou mais difícil certo? Por que não tem como deixar o celular longe. Ele estará na bolsa ou no bolso, bem pertinho. O que fazer? Estabeleça como prioridade que este momento é de vocês, se possível desligue-o. Se não for possível por conta de ter deixado as crianças com uma babá determine que só irá usá-lo caso seja uma ligação de emergência e nada mais, sem exceções.

Comunicações importantes devem ser feitas pessoalmente e não através de mensagem de texto. Não substitua o olho no olho, quando precisar comunicar algo importante ao seu cônjuge faça isso pessoalmente.

Não leve o celular para cama. É inacreditável o número de casais que vão deitar juntos em um mesmo horário porém cada um está envolvido com seu próprio mundinho tecnológico. Não desperdice momentos importantes com seu cônjuge em troca do celular. Suas mensagens ainda estarão lá ao amanhecer. Dedique esse tempo um ao outro.

Então é isso queridos casais, vamos analisar como temos feito uso da tecnologia em nossa vida e como temos permitido que isso afete nosso casamento. Não permita que algo secundário tome o lugar do que é prioridade em sua vida.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi querida que bom vê-la por aqui novamente. Fica com Deus.

      Excluir
  2. Eu confesso que o meu vício é a tecnologia, mas não a deixo interferir no meu trabalho de vigilância e também não a levo para o meu quarto porque não quero que isso interfira no meu casamento porque este ano faço 25 anos de casado. Eu e minha esposa trabalhamos fora e, é do quarto que fazemos o nossi ambiente onde dialogamos e nos curtimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, desde já parabéns pelos 25 anos de casamento e que bom que você e sua esposa estão em busca de separarem um tempo para se conectarem um com o outro. Fique com Deus.

      Excluir
  3. Gostei do seu blog, você esta de parabéns. Visite o meu quando quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei no seu Blog, bem interessante as dicas de saúde. Parabéns.

      Excluir

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.