Planejando o cardápio - Ministrando ao nosso lar


Uma das atividades mais complexas para mim é a montagem de um cardápio, já tentei alguns métodos e nenhum deles pareceu funcionar bem (talvez tenha faltado perseverança da minha parte). Porém este ano decidi, e espero cumprir, implantar o cardápio semanal aqui em casa.

O fato de organizarmos nossas refeições através de um cardápio além de otimizar nosso tempo na hora do preparo das refeições já que não precisamos ficar pensando o que preparar, como já mencionei aqui no Blog antes, também nos auxilia com economia doméstica.

Quando pensamos antecipadamente em nosso cardápio semanal podemos elaborar a lista de compras e assim evitar comprar o que não precisamos desperdiçando dinheiro.

Para me ajudar nesta missão criei alguns modelos de cardápio para imprimir seguindo instruções de nutricionista que sugere 4 itens principais que um bom prato deve ter: salada(verduras, legumes crus, legumes cozidos, queijos, frutas etc), proteína (carne, ave, peixe ou ovo), carboidrato (arroz, feijão, lentilha, mandioquinha, batata) e guarnição (verdura ou legume cozido no vapor, refogado ou assado).

Cada cardápio tem um número e a opção de almoço e jantar e fica mais ou menos assim:


Não preenchi o espaço jantar porque aqui em casa não tenho o hábito de jantar normalmente fazemos um lanche.

Um dia bom para fazermos este planejamento é no Domingo pois podemos organizar também o que vamos precisar comprar. Você pode imprimir os cardápios e fixar na geladeira o cardápio do dia ou mesmo já dispor os cardápios da semana. Até mesmo se você tem alguém que cozinha para você os cardápios serão super úteis pois a pessoa irá preparar aquilo que você deseja comer.

Procure variar durante a semana os cortes de carne e também variar os legumes, verduras e carboidratos para garantir a ingestão de diversos nutrientes.

Para imprimir os cardápios é só clicar nas imagens abaixo:





Espero muito que você tenha gostado e não esqueça de comentar aqui suas dicas também. Fique com Deus.

Comentários

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas