terça-feira, 15 de dezembro de 2015

10 dicas para fortalecer seu casamento


O casamento é um desafio diário. Ele atravessa diversas fases no decorrer doa anos e precisamos nos esforçar sempre para fazer do nosso casamento um relacionamento forte e duradouro.

E não existe fórmula mágica, não é como uma receita de bolo com uma lista de ingredientes a ser seguidos, porém existem sim algumas atitudes que se nos propusermos a praticá-las diariamente em nosso casamento estaremos o tornando mais forte contra os dias difíceis e certamente poderemos desfrutar do melhor deste relacionamento tão sublime onde dois se tornam um.

Hoje vou dividir com você dez atitudes que se praticadas em nosso casamento certamente podem transformá-lo a cada dia para melhor. Veja quais são:

1. Não queira ter sempre razão - muitas discussões seriam evitadas no casamento, algumas até bem tolas, se aprendêssemos a não querer ter sempre razão ou ter a última palavra no assunto. Tenha sabedoria para ceder quando necessário.

2. Valorize o outro - infelizmente muitos de nós só valorizamos as qualidades do nosso cônjuge quando o/a perdemos. Busque valorizar e expresse verbalmente para o seu cônjuge as pequenas e grandes coisas que ele/ela faz.

3. Ouça com atenção - ouvir é uma arte. E no casamento é uma arte extremamente necessária. Nada comunica mais ao seu cônjuge o quanto ele/ela é importante para você do que dar atenção sincera ao que está sendo dito.

4. Seja paciente -  a falta dela põe o melhor casamento a perder. Saiba que do mesmo modo que você precisa se esforçar para demonstrar paciência com o seu cônjuge ele ou ela também precisa desenvolvê-la em relação a você.

5. Ore - o segredo dos melhores casamentos passa pela vida de oração seja de um cônjuge ou dos dois - o que é bem melhor - manter nosso casamento no altar de Deus e cercarmos o cônjuge com a proteção de Deus é a formula para um casamento forte.

6. Encoraje - seja o(a) maior entusiasta do seu cônjuge. Deixe que saiba que ninguém torce tanto para o sucesso dele(a) como você.

7. Não negligencie o sexo - esta é uma área importante demais no seu casamento para ser tratada com descuido. É tão importante que o apóstolo Paulo foi enfático ao dizer: "Não se recusem um ao outro,[...]"1 Coríntios 7:5

8. Fale, não grite - gritar com o cônjuge não apenas demonstra descontrole emocional mas também falta de respeito para seu marido ou esposa. Tem um dito popular que diz se gritar resolvesse alguma coisa porco algum morreria. Se você está nervoso(a) demais no momento é melhor se afastar e se acalmar para depois poder conversar sobre o assunto sem perder o controle.

9. Pergunte - você se tornou parte de alguém quando casou. Não pode querer agir como solteiro(a) e sair fazendo as coisas e tomando decisões sem consultar o outro. Principalmente quando são decisões importantes que vão afetar a vida do casal

10. Elogie - isto é um ato de amor. Quando você elogia seu cônjuge está reconhecendo verbalmente qualidades que ele(a) possuí. O elogio faz com que o outro queira ser e fazer cada vez melhor.

É claro que os 10 itens acima não estão em ordem de importância, eles trabalham em conjunto para fortalecer seu casamento e se fosse te dizer por onde começar eu com certeza te incentivo a começar orando, pois a oração é capaz de nos preparar para conseguirmos praticar os outros 9 itens da lista.

Qual desses itens você já tem praticado em seu casamento e o que tem colhido como resultado? Compartilhe aqui sua experiência vou ficar feliz em conhecer mais sobre você.

3 comentários:

  1. Maravilhoso! parabéns !gostei muito foi edificante para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, que bom que foram edificados. Que Deus vos abençoe.

      Excluir
  2. Maravilhoso! parabéns !gostei muito foi edificante para nós!

    ResponderExcluir

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.