10 maneiras para administrar suas amizades - Mulheres com Propósito


"Não abandones o teu amigo." Provérbios 27.10

Deus não deseja que vivamos sozinhas e além de nossa família nos presenteou com amigos. A amizade é um grande dádiva de Deus mas para desenvolvermos amizades saudáveis devemos investir tempo e saber fazer boas escolhas.

Tem um ditado que diz "diga-me com andas e te direi quem és" e ele prova ser bastante verdadeiro pois suas amizades podem lhe influenciar para coisas boas ou não.

Sou uma pessoa que gosta muito de ler e uma de minhas autoras preferidas é a querida Elizabeth George, que já citei aqui em outras postagens. Em seu livro "A vida de uma mulher de negócios" ela nos ensina sobre maneiras para administrarmos nossas amizades e quero dividir uma síntese aqui com você.

A Bíblia diz que a há amigos mais chegados que um irmão, mas muitas vezes em nossa caminhada deixamos fluir amizades que não nos fazem bem; amigos que se aproximam apenas por conveniência; amigos que não tem compromisso com a palavra de Deus; amigos egoístas que só pensam em si mesmos e não procuram ajudar o outro, e  que na verdade se tornam uma pedra no sapato, impedindo o seu crescimento em muitas áreas da vida, principalmente a espiritual. 

Hoje vamos aprender dez disciplinas que nos ajudarão a manter nossos relacionamentos de amizades saudáveis.

1. Seja leal.



Marque bem isto - a mais amável e duradoura qualidade entre duas amigas é a lealdade! Todos já fomos magoados por uma ou duas amigas vira-casaca. Mas as coisas mais importantes em suas amizades é que você permaneça leal.

2. Não mantenha um placar.

1 Coríntios 13 diz "o amor não suspeita mal" - isso significa que o amor nunca soma seus erros, não mantêm nenhum placar de erros, não contabiliza o mal.

3. Seja respeitosa e sensível.



Uma forma de ser respeitosa é ser incomum. Existem diversas formas com as quais as amigas podem se comunicar conosco sem o contato físico. Veja Provérbios 25.17. Ligue antes de dar uma passada na casa umas das outras, sempre que telefonar pergunte se é um bom momento para sua amiga poder conversar.

4. Seja honesta e atenta.

A primeira atitude em amizades é não permitir nenhuma bajulação. A bajulação tem suas raízes no egoísmo. Ao invés disto devemos procurar meios sinceros de elogiar reciprocamente. É como ser líder animadora, sempre animando com palavras como "Bom trabalho", "Continue não desista", "mantenha o foco".

5. Seja cuidadosa com o sexo oposto.



Não deve haver nenhum ciúmes nas amizades exceto na sua amizade com seu marido. Deve haver uma barreira invisível entre vocês dois que ninguém pode romper.

6. Busque testemunhar nos seus encontros.

Seja cordial;
Seja encorajadora;
Testemunhe.

7. Seja uma encorajadora incessante.

Em cada encontro faça com que seu objetivo seja fazer com que outra pessoa sinta-se melhor em sua presença.

8. Priorize suas amizades.

É de vital importância que você identifique com quem você está gastando seu preciosa tempo. Lembre-se quem são suas prioridades: primeiro seu marido e depois seus filhos. 

9. Alimente suas amizades.



Nunca nos levantamos pela manhã e de maneira fria e calculista decidimos: "Hoje vou negligenciar minhas amizades." Não, a negligência é mais sutil. Apenas nos levantamos pela manhã e nem mesmo pensamos em nossos amigos. Portanto nossas amizades devem ser alimentadas e isso leva tempo cuidado e amor.

10. Ore por suas amizades.



Querida, não temos maior ou mais agradável (ou mais caro!) presente para dar para nossa família e para as nossas amigas do que orar por elas - lealmente, frequentemente e fervorosamente.
Elizabeth George - A vida de uma mulher de negócios, United Press

Que como mulheres que desejam trazer glória a Deus em todos os seus relacionamento possamos aprender também a sermos boas amigas e a escolher com cautela nossas amizades.

Comentários

Postagens relacionadas