quarta-feira, 17 de junho de 2015

As plantas e o casamento



Gosto de pensar que o casamento é como uma planta. Quando nos casamos, marido e esposa colocam a semente de suas vidas plantadas juntas a partir dali.

E como uma planta alguns cuidados serão necessários se desejarmos que nosso casamento cresça a cada dia e vá ficando cada vez mais forte.
Precisamos compreender que o nosso relacionamento conjugal precisa ser cuidado diariamente para que ele possa crescer forte e saudável.

A ideia que ele crescerá sozinho está totalmente errada e é aí que muitos casamentos morrem. O marido e a esposa acham que depois dos votos matrimoniais no dia do casamento tudo se resolverá sozinho, porém vamos perceber que como uma planta nosso casamento precisa de cuidados diários se quisermos que ele cresça forte e saudável.

Vejamos 3 regras básicas para plantas e casamentos:


Regar é fundamental. Você já viu alguma planta continuar viva se não for regada? Mesmo as da natureza dependem das chuvas ou de fontes subterrâneas para sobreviver. Assim é o casamento, ele precisa ser regado diariamente com palavras de carinho, respeito, dedicação etc.

Mas nem sempre é fácil encontrar "água" para regar o casamento é nessas horas que precisamos recorrer a fonte subterrânea - Jesus - que nos fornecerá a água que precisamos. Jeremias 17. 7,8 diz: "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto."



Adubar enriquece o solo. Muitas vezes a planta não cresce porque lhe falta nutrientes. No casamento precisamos sempre buscar maneiras de "enriquecer" nosso relacionamento criando momentos especiais para serem aproveitados a dois. Um café especial na cama, um passeio, uma sobremesa favorita e sem datas especiais, tudo isso porque você deseja que seu casamento cresça e por isso "adubar" é essencial.



Podar melhora a saúde das plantas. Mas como podar o casamento? Na verdade podamos a nós mesmos cortando hábitos que são prejudiciais a saúde do nosso casamento. As birras, o orgulho, o egoísmo são certamente coisas que precisam ser "podadas" da nossa vida para abençoar nosso casamento.

Viu como o casamento e as plantas se parecem nos cuidados. E você como tem cuidado do seu casamento? Compartilhe suas experiências conosco.

Fique com Deus e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.