Como reconstruir a confiança após infidelidade conjugal


A infidelidade ainda é um assunto bastante desconcertante e desconfortável. Bom não é para menos. Quando nos casamos não imaginamos , nem na hipótese mais remota, que isso possa acontecer em nosso casamento.

Mas infelizmente às vezes acontece. E então como prosseguir? É possível?

Apesar de ser muito difícil para muitos casais manter o casamento após uma traição- principalmente a parte traída - é possível fazê-lo. Não acredito haver uma formula única ou regra que deva ser seguida para que se possa reconstruir o casamento após uma infidelidade, mas trabalhando no aconselhamento de casais a algum tempo pude observar que algumas atitudes são importantes e o mais interessante é que essas atitudes devem partir de quem quebrou a confiança, devem partir do cônjuge que foi infiel. Veja algumas atitudes que podem ajudar seu casamento nesse período tão difícil.

Comprometa-se com seu cônjuge novamente. Muitos acreditam que isso não fará diferença ou que o outro não irá acreditar, afinal você já prometeu isso uma vez e falhou. Mas acredite o seu cônjuge precisa ouvir que você está arrependido(a) e deseja ser fiel novamente.

Entenda que a restauração é um processo lento. Sabemos que levamos muito tempo para construir a confiança de alguém em nós e quando de alguma forma quebramos esta confiança readquiri-la será muito mais difícil. Então de tempo ao seu cônjuge para se refazer. A cura da alma pode ser demorada ela é um processo e não uma solução rápida.

Forneça informações. Mesmo que seu cônjuge não peça procure sempre deixar bem claro a sua rotina. Onde e com quem estará. Evite por um tempo compromissos demorados e priorize mais tempo com seu cônjuge. Embora ache que o que aconteceu é algo do passado seu cônjuge ainda está em um processo de reconstrução de confiança. Faça sua parte.

Esteja preparado(a) para variações. O processo de restauração traz consigo dias bons e dias maus. Esteja pronto(a) para ambos. Alguns dias seu cônjuge vai parecer nem lembrar do que ocorreu (apenas parece ok!) em outros vai precisar de espaço para confiar novamente. Entenda isto não quer dizer que será assim para sempre mas esteja ciente que vai acontecer mais do que você gostaria.

Seja paciente. Embora hajam dias em que você se sentirá muito frustrado(a) e arrependido(a) com o que fez, em outros você será tentado(a) a não entender como seu cônjuge simplesmente não consegue virar a folha. Entenda que o fato de seu cônjuge ter decidido perdoá-lo(a) não significa que não será necessário um tempo para reconstrução de confiança. O fato de tê-lo(a) perdoado(a) significa que ela(e) está disposto a tentar confiar em você novamente.

Se você infelizmente está passando por essa triste experiência em seu casamento, não desanime. É possível sim reconstruir a confiança no seu casamento e vencer essa tão dolorosa jornada. 
Lembre-se nem sempre isso é possível sozinho, talvez vocês precisem de aconselhamento e terapia para casais para contar com a ajuda de um profissional que irá ajudá-los a atravessarem os dias mais sombrios. 
E mais importante busquem a ajuda e auxílio de Deus, não existe nenhum especialista como Ele na arte do perdão e reconciliação.

Se desejar conversar mais sobre o assunto envie um e-mail para nosso ministério ministerioenlace@hotmail.com.br

Fique com Deus e até amanhã.  

Comentários

Postagens relacionadas