Em busca de equilíbrio


"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante" O Pequeno Príncipe Saint - Exupéry

Esse é um dos trechos do livro o Pequeno Príncipe que mexem com o coração. Se você observar a profundidade do que é dito nestas poucas linhas vai realmente ter lições profundas para sua vida.

O tempo é algo que não volta, por isso é tão importante sabermos usá-lo com inteligência (Ef 5.16) e na maioria das vezes as pessoas não são conscientes de como o uso do nosso tempo pode afetar negativa ou positivamente nossos relacionamentos principalmente nosso casamento.

Vamos fazer um pequeno exercício, para cada item abaixo atribua a quantidade de tempo que você investe em cada um deles em um dia (não pode ultrapassar 24 horas nem ficar abaixo deste número):


  • Trabalho (também trabalho do lar) -
  • Atividades de lazer (ler um livro, navegar na internet, redes sociais, TV, etc) -
  • Orando e lendo a Bíblia -
  • Fazendo algo específico com o seu cônjuge (jantando juntos, saindo para tomar um café, conversando antes de dormir etc) - 
  • Descanso (dormir) -

Cada hora que você dedica ao trabalho está cuidando das finanças e manutenção de sua família e sendo produtivo, cada hora dedicada a suas atividades você está investindo em sua recreação, cada hora investida orando e lendo a Bíblia está investindo em sua vida espiritual, cada hora gasta com seu cônjuge você está investindo no seu casamento e cada hora que você separa para dormir está cuidando de sua saúde.

Agora que seu quadro foi preenchido vamos fazer uma análise sincera:

- Gasta tempo demais no trabalho e pouco tempo investindo em seu casamento?
- Tem dedicado mais tempo a sua recreação do que ao seu crescimento espiritual?
- Sua falta de descanso tem prejudicado sua saúde ou o excesso dele tem prejudicado sua produtividade?

Precisamos entender que Deus nos deu 24 horas para serem usadas com sabedoria, não precisamos de mais tempo, apenas precisamos administrá-lo melhor trazendo equilíbrio as nossas atividades e principalmente reconhecendo os excessos e eliminando-os.

Muitas donas de casa reclamam de não conseguirem dar conta de suas atividades do lar porém não percebem que estão usando tempo demais em suas redes sociais, muitos maridos desejam esposas mais amorosas e conectadas mas passam a maior parte dos seus dias investindo em sua carreira.

O seu casamento depende de um equilíbrio na sua agenda, até mesmo seu relacionamento com Deus será afetado se suas atividades não estiverem bem equilibradas. Não há como ter um relacionamento íntimo com Deus indo a igreja apenas aos Domingos e pegando a Bíblia apenas para levá-la com você a igreja. Não tem como seu casamento florescer se você não investe tempo de qualidade para se conectar com seu cônjuge.

Minha proposta para você é que mantenha o registro de suas atividades com base nos quesitos que foram apresentados aqui e registre-os durante 7 dias. Após o final de uma semana você terá uma visão bem clara de onde estão os seus excessos e onde o equilíbrio precisa reinar.

E então, topa o desafio?

Comentários

Postagens relacionadas