7 dicas antes de viajar


As festas de final de ano estão aí! Infelizmente nem todo mundo consegue tirar 30 dias de férias mas a maioria de nós consegue tirar pelo menos 15 dias entre Natal e Ano Novo para descansar e aproveitar a família.Para muitas de nós isso é sinônimo de viajar, pois muitos moram distantes dos parentes e aproveitam esta época para se reunirem e confraternizarem.

O que muitas de nós, donas de casa, esquecemos de fazer é preparar  bem a casa para o tempo que ficará fora. Pensando nisto, reuni sete dicas que considero importantes para que sejam se pretende passar 15 dias ou mais longe do lar doce lar e não quer ter nenhuma surpresa desagradável quando retornar. Confere comigo:

Tire os eletrônicos da tomada.

Pode parecer tolice, mas não é. Tirar os eletrônicos da tomada vai impedir, que caso ocorra alguma variação de energia ou descarga elétrica enquanto estiver fora, nenhum dos seus aparelhos queimem ou pior, provoquem um incêndio por ocasião de curto-circuito. Sem falar que ainda economiza na conta de energia no final do mês.

Esvazie a geladeira.

Esta é uma dica clássica, mas que não custa lembrar. Pelo menos uma semana antes da viajem tente não comprar alimentos que necessitem de refrigeração para estocar. Prefira ir consumindo os que tem e assim ir esvaziando sua geladeira. Caso até o dia da viagem ainda tenha ficado algum alimento dê para algum vizinho ou até mesmo doe, mas não deixe nada em sua geladeira. Isso irá evitar que ao retornar da viagem você encontre sua geladeira cheia de comida estragada e cheirando mal (principalmente porque você irá deixá-la desligada).

Feche os registros de água e gás.

Pode parecer exagero mas muita gente já teve a desagradável surpresa de retornar de viagem e encontrar a casa inundada por um vazamento inesperado. Imagine se o vazamento ocorrer com o gás?! Então vale a máxima: Melhor prevenir do que remediar.

Avise vizinhos de confiança.

Essa medida é importante se sua ausência vai ser de muitos dias. Ter um vizinho de olho caso haja  algum movimento fora do comum é sempre bom, e não esqueça de deixar seu número de contato para caso haja uma emergência e eles precisem lhe localizar. Uma boa opção também é deixar uma chave reserva principalmente se você tem plantas e precisa de alguém para regá-las.

Mantenha as luzes apagadas.

Essa dica eu já ouvia de minha mãe. Luzes acesas durante o dia são uma excelente pista para ladrões que a casa está vazia. Se for possível instale temporizadores (ou timer não sei ao certo como se chama) que ajustam a hora de acender e apagar as luzes.

Desative portões eletrônicos e trave-os manualmente.

Outra dica é desativar portões eletrônicos. As empresas de segurança recomendam esta medida pois existem bandidos especializados em descobrir senhas de portões. Não custa prevenir.

Organize a casa antes de sair.

Viajar é tudo de bom e voltar para casa é melhor ainda, mas pense em quão cansada você chega depois de uma viagem. Imagine ter uma casa toda em desordem assim que abre a porta da frente?! De jeito nenhum! Organize tudo, durante a semana e vá mantendo até o dia da viagem. Não esqueça de tirar todo lixo antes de sair - inclusive do banheiro, isso evitará visitas inesperadas de insetos e também o mal cheiro na casa.

Espero ter te ajudado de alguma forma a deixar tudo tranquilo e em paz em sua casa para você aproveitar sua viagem e também o seu retorno. Tem alguma dica a mais que eu não coloquei? Compartilha aqui nos comentários e vamos ajudar umas as outras. Fique com Deus e até a próxima!

Comentários

Postagens relacionadas