Como você vê o seu casamento?


A maneira como se enxerga o casamento pode intervir e muito na maneira como vamos tratá-lo. Para muitos o casamento é apenas a conclusão de um objetivo de vida, para outros é o inesperado que não se pode evitar e ainda para outros é uma forma de fazer sexo com a aprovação de Deus.

O fato é todas estas visões estão erradas. Não basta encarar o casamento como algo que se planejava desde a mais tenra infância e que ao conquistá-lo dá para marcar um ✅ de objetivo concluído e passar para o próximo item da lista, também não basta acreditar que o casamento foi o meio criado por Deus para se vivenciar a intimidade sexual de forma "santa" e menos ainda acreditar que caiu no casamento de para-quedas porque todos te empurraram para ele e quando se deu conta estava vivendo a realidade de um casamento.

A melhor visão a respeito do casamento é aquela descrita pelo seu Criador: 

“Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne.” Efésios 5.31

"Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse." "o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Gênesis 2.20, 22

"(maridos) ame a sua mulher como a si mesmo," Efésios .33

"mulher trate o marido com todo o respeito." Efésios 5:33

"O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro;" Hebreus 13:4

Deus vê o casamento como uma instituição sagrada. E jamais devemos tratar de forma leviana ou irreverente algo que Deus preza tanto. As consequências podem ser muito ruins e dolorosas.
Muitos casamentos encontram -se a beira de um precipício, recebo diariamente muitos e-mail com a triste descrição da vivência dos casamentos. Assim aconselho você a repensar o modo como tem visto seu casamento e começar uma transformação para melhor hoje.

Primeiro, valorize a honra. Dê ao seu casamento a honra devida, e isso se faz através de uma conduta corajosa e virtuosa para com seu cônjuge. Casamento sem honra fracassa. Não pode haver casamento onde a infidelidade, o desrespeito e a humilhação imperam. Honre seu casamento e faça isso honrando seu cônjuge.

Perdoe e peça perdão. Isso será necessário infinitas vezes ao longo de sua vida a dois. Saiba reconhecer quando errar e jamais tenha vergonha de dizer: Me perdoe eu errei. Por outro lado jamais negue o perdão quando ele lhe for solicitado. Jesus ensina que devemos perdoar 70 vezes sete (Mt.18.22) para nos ensinar que o perdão não tem limites.

Use de sinceridade. Sempre que algo estiver incomodando, diga. Uma boa conversa pode resolver muitos futuros problemas. Sei que não é fácil para muitos casais desenvolverem um diálogo, mas a prática leva a perfeição. Dependendo da situação em que se encontra seu casamento pode ser necessário buscar a ajuda de um terapeuta de casais pra intermediar o começo do processo.

E o mais importante: honre a Deus. O que motiva um casal a sempre buscar o melhor para o seu casamento é antes de tudo seu compromisso com Deus. Lembra-se de José (ele nem era casado, mas honrou o casamento do seu patrão por obediência e temor a Deus). Quanto mais próxima sua vida estiver do coração de Deus mais fácil fica desenvolver uma visão correta e valorosa do casamento.

Em Cristo,
Susi

Comentários

Postagens relacionadas