Serviço doméstico, não consigo lidar com ele


Amada não sei você, mas existem dias que tenho aquela sensação horrível de que simplesmente não dou conta dos serviços domésticos. Principalmente em semanas que por alguma razão ficamos impossibilitadas de cumprir nossa rotina e cronograma seja por mudanças de planos ou porque ficamos doentes, enfim o serviço parece não entender e continua a se acumular dia após dia.

Mesmo que eu fique apenas alguns dias, ou até mesmo um único dia sem cumprir com os cuidados da casa, tenho a impressão de que tudo sai do controle.
Nessas horas eu sempre volto as minhas anotações para me trazer de volta ao controle sem perder a cabeça.

E lendo algumas dessas anotações, relembrei alguns detalhes importantes e claro vim compartilhar aqui com você.

1. Elimine o que acumula muito pó.

Sabe aquela cortina pesada, muitos carpetes ou tapetes pela casa ou ainda uma quantidade excessiva de objetos de decoração e bibelôs? Pois é amada, eles são nossos inimigos quando a questão é facilitar nossa rotina de dona de casa. Não sou contra ter tapetes, na verdade estou a procura de um para minha sala, mas a questão é que muitas de nós tem um tapete para cada cômodo da casa e isso significa mais trabalho para manutenção.

Quanto aos objetos de decoração ou bibelôs o melhor mesmo é optar pelo minimalismo. Mas se você é daquelas que não abre mão de um cantinho cheio de enfeites tente criar um cantinho específico para eles ao invés de deixá-los espalhados por vários cantos da casa. Acredite muito menos trabalho na hora da limpeza!

2. Dificulte a entrada da poeira.

Aqui em casa a luta com a poeira é uma constante e agora com a chegada da primavera venta muito e com isso muito pó vem para nossa casinha. Uma solução antiga é colocar rolinhos de tecido nas frestas da porta ou até mesmo colocar uma borrachas de vedação própria. Procure os cantinhos de portas e janelas que são facilitadores da entrada de poeira e veja o que é possível fazer para limitar essa invasão de pó.

3. Mantenha um cronograma

Confesso que muitas vezes falho em manter minha agenda atualizada com os afazeres da semana e percebo que quando isso acontece também me perco no uso do tempo. O sistema Flylady é incrível para ajudar nesse sentido mas se não tiver nosso empenho acredite não vai funcionar.

Uma forma de minimizar a desordem é a máxima do "sujou limpou". Quando for cozinhar tenha sempre a mão um paninho de limpeza ou papel toalha para ir removendo os respingos assim que surgirem isso evita que ressequem e se tornem mais difíceis de remover. Tirou do lugar, guarde. E assim por diante, e isso me leva a dica quatro...

4. Divida as responsabilidades

Você não é a única moradora da sua casa então todos os moradores devem contribuir para manter o lar em ordem. desde os pequeninos até o maridão, todos devem cooperar para o bem-estar da família.

5. Relaxe!

Amiga, essa é a dica mais difícil pra mim. Tenho me forçado a aprender a relaxar quando percebo que não estou dando conta de manter tudo como gostaria.
Precisamos aprender a desfrutar mais das pequenas conquistas e ir entendendo que as casas para fotos de revista não são uma realidade para uma casa onde a vida flui.

Então junte-se a mim na luta diária para manter nossos lares limpos e organizados mas sem estressar quando as coisas parecerem não estar tão bem quanto gostaríamos.

Tem uma dica pra mim? Deixe aqui nos comentários vou ficar feliz em aprender com você.

Em Cristo,
Susi

Comentários

Postagens relacionadas