O que é armário em cápsula?


Você já ouviu falar sobre armário em cápsula? Pois é, descobri isto a pouquíssimo tempo e ainda estou aprendendo sobre o assunto mas confesso que me interessou bastante por isso quis dividir com você, afinal amiga é pra dividir boas experiências e descobertas.

Armário em cápsula ou capsule wardrobe é um termo criado pela britânica Susie Faux nos anos 70 (ou seja não é nenhuma novidade eu que demorei pra descobrir), consiste em uma coleção de poucos itens essenciais de roupas que não se tornam obsoletos com a mudança das tendências de moda.

Não sou uma pessoa que é ligada a moda da estação ou tendências, na verdade acredito precisar melhorar muito meu estilo de vestir e essa foi uma das razões que o armário em cápsula chamou minha atenção. O fato de escolher itens que são essenciais, ou seja aquelas peças não sofrerão com as tendências, me cativou pois não sou de seguir esse tipo de coisa. Uso o que gosto, acho bonito e me faz sentir confortável. Mas tenho alguns problemas para saber o que comprar e como usar.

Outro ponto que considerei importante é que ele ajuda a um consumo mais reduzido e consciente, nada de comprar roupas sem um propósito, apesar de não me considerar uma pessoa que faz isso. Na verdade demoro muitoooooo para comprar roupa, mas o problema é que quando compro acabo tendo aquela peça favorita que uso, uso e uso que a roupa já sabe ir sozinha para igreja 😄😄😄 enquanto que outras peças ficam lá no guarda-roupas esperando pra serem usadas e não são.

O armário cápsula é organizado de várias formas mas a que mais me interessou até agora é a que segue as quatro estações, o número da quantidade de peças varia entre 15, 30, 45 (se passar disso já perde o sentido). Apesar de saber que aqui onde moro não temos as estações tão definidas esta forma dá para ter uma noção melhor de por onde começar e a troca acontecerá a cada três meses o que para mim é um bom tempo para rever e fazer ajustes. Achei super interessante também o fato de que através do processo vamos começando a nos conhecer melhor: nosso gosto, estilo, cores, enfim uma verdadeira descoberta sobre si mesma e achei isso incrível.

Quando comecei a aprender sobre minimalismo e principalmente quando li o livro da Marie Kondo, percebi que muitas vezes acumulamos roupas que não tem nada haver conosco simplesmente porque ganhamos de alguém, ou seja a roupa tem um apelo emocional e não funcional, e precisamos saber lidar com isso. Não adianta manter no armário uma roupa que sabemos que nunca vamos usar quando esta poderia estar abençoando outra pessoa que gostaria e usaria a peça.

A proposta do armário em cápsula é não comprar roupas por um determinado período de tempo o que no meu caso vou precisar comprar pois estou revendo meu guarda-roupas e fazendo uma verdadeira seleção do que uso de verdade e que deve ficar e o que precisa sair. Acredito que quando terminar esta etapa vou ter que sair e comprar peças para compor o que vai faltar. Para mim isso não vai ser ruim pois vou começar a comprar o que realmente usarei, mas se você resolver tentar pode ser que você apenas selecione melhor o que tem e não precise comprar mais nada e sim doar algumas peças (ou vender - muitas meninas vendem algumas peças que pagaram um valor considerável usando sites de bazar virtual).

Então amiga eu te convido a aprender mais junto comigo sobre esta ideia e aos poucos quem sabe ir adaptando nosso guarda-roupa para que se pareça mais conosco e fique mais funcional. Vou compartilhando com você por aqui e lá no Instagram @ministerioenlace a medida que for descobrindo mais coisas. E claro, quero saber se você já conhecia esse conceito e o que achou, me conte aqui nos comentários amiga.

Beijos fica com Deus e até a próxima!

Comentários

Postagens relacionadas