quarta-feira, 10 de maio de 2017

Emoção e reação

Devocional para casais



"mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade." Provérbios 16:32

Em muitos momentos no casamento vamos experimentar emoção e reação e precisamos estar atentos a elas para evitar que causem cicatrizes desnecessárias.

Existem algumas situações que mesmo sem entender provocam em nós mesmos emoções exageradas, não as estou menosprezando mas você as pode estar supervalorizando. São coisas simples as vezes motivadas pelo excesso de desejo em agradar o outro ou pela própria falta de confiança em si mesmo e ainda outras vezes por tomar para si uma responsabilidade que não é sua mas que causam uma emoção desconcertante dentro de você, algo como acender o estopim de uma bomba que talvez você nem soubesse que estava ali. 

O grande problema é que precisamos ter sabedoria ao externarmos ao nosso cônjuge essas emoções que sentimos a determinadas coisas ou comportamentos pois elas causaram uma reação da parte dele/dela que podem machucar desnecessariamente. No casamento nunca podemos pensar somente no nosso lado da situação pois sempre existe alguém que será afetado por nossas emoções.

Muitas vezes a melhor solução é saber como e quando colocarmos o que estamos sentindo e de preferência depois do momento que a emoção aflora para que primeiro possamos analisar o que sentimos e perceber se foi algo que valha compartilhar.

Para refletir:

Será que é sempre válido compartilhar uma emoção antes de analisa-lá?
Você pensa na reação do seu cônjuge antes de  compartilhar uma emoção?
Você costuma analisar a causa de suas emoções antes de compartilhá-las com seu cônjuge?
Da próxima vez que algo o/a incomodar tire um tempo para refletir sobre o assunto antes de compartilhar com seu cônjuge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.