Servir te prepara para liderar - Mulheres com propósito


Pode ser uma visão bem feminina acerca do assunto - claro afinal sou mulher 😊 - mas acredito que nós mulheres fomos especialmente feitas pelo Criador com habilidades notáveis para servir.
Não estou com isso excluindo o papel de servir dos homens também, afinal Jesus nos chama, a todos, para servir. Mas como o papo de hoje é só entre nós meninas vamos falar sobre servir e liderar em nosso universo feminino.

Infelizmente muitas pessoas não associam servir e liderar no mesmo contexto, na verdade a maioria delas acredita que são palavras opostas: um lideram outros servem. Sim, é verdade se formos observar pela ótica hierárquica, mas um bom líder só o será se primeiro tiver experimentado a arte de servir.

Já observou como nós mulheres servimos? Servimos ao nosso marido, aos filhos, aos familiares, aos amigos, a igreja....

Sim, nós servimos. Acredito que a maioria de nós gosta de servir. O que muitas de nós realmente não entende é que todo este serviço nos prepara para liderar.

Eu poderia falar aqui sobre um exemplo muito clássico sobre servir e liderar escolhendo Josué, mas decidi buscar um exemplo em nosso universo feminino para ficar realmente próximo da nossa realidade. Então escolhi Ester 💖.

A vida de Ester não foi fácil, ela foi criada pelo primo pois seus pais haviam morrido e isso em um tempo de cativeiro, ou seja o povo desta mulher era considerado escravo, estrangeiro na terra em que habitavam. Fico imaginado, já que a Bíblia não traz muitos relatos sobre o período da vida de Ester antes que ela fosse conduzida ao palácio, como foi sua infância, adolescência e juventude. Certamente ela foi ensinada a servir. As mulheres judias eram desde muito cedo ensinadas a servir pois era essa sua maior missão: casar, constituir família e servir ao seu esposo e filhos. Imagino a dedicação de Ester em aprender a ser uma excelente serva aprendendo a arte de cuidar da casa (o que naquela época deveria ser extremamente difícil).  

Fica claro que Ester era um exemplo de serva, os relatos que sobre sua entrada no palácio para fazer parte do harém do rei mostram que ela havia aprendido a servir e assim achou favor diante daqueles que eram responsáveis pelas moças do rei. 

Todo líder aprecia um bom servo. 

Outro fato que confirma que Ester sabia servir é que ela continuou obedecendo ao seu primo Mardoqueu mesmo quando foi levada para longe de sua casa.
E o que isso reservou para Ester? A posição de rainha, ou seja, a esposa do líder do império persa. Ester alcançou posição de liderança.

Com toda habilidade para servir que Ester possuía e toda sua devoção a Deus, ela foi sabiamente usada para trazer salvação ao seu povo. E como ela conquistou o favor do rei? Você lembra?

Servindo.

Ela preparou um banquete real, serviu ao seu marido para que pudesse depois apresentar sua petição. Ela agiu com a sabedoria de serva e a inteligência de uma líder. Alguém que sabe esperar o momento oportuno para falar e fazer sua petição. 

Então minha amiga cada vez que estiver realizando atos de serviço saiba que cada um deles estão lhe preparando para liderar. Muitas vezes você não percebeu mas todos esses anos como mãe dedicada, boa esposa e amiga leal estão te preparando para liderar outras mulheres seja em sua igreja ou comunidade, passando para elas toda experiência que você adquiriu da melhor maneira que um bom líder aprende: servindo.

Você se considera uma boa serva? Conte para mim aqui nos comentários vou ficar feliz em conhecer sua opinião.

Comentários

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas