Essa tal insegurança


Vejo muito de mim nesta frase, pra quem me conhece pode até não parecer verdade, mas para quem me conhece bem sabe que é verdade.

Se não te contei ainda estou chegando aos 40 nesta sexta e não sei se tem haver com as quatro décadas mais nunca estive tão reflexiva sobre alguns aspectos da minha vida como agora. Então me deparei com essa tal insegurança.

Comecei a perceber que ela é mais comum em nós mulheres do que muitas vezes estamos dispostas a admitir, não que não existam homens inseguros, a questão é que pelo fato de sermos mais emocionais, somos mais intensas, a insegurança muitas vezes chega e chega pra valer.

Mas precisamos fazer um avaliação sobre isto, é que tenho feito e por isso vim dividir com você algumas coisas que estou aprendendo.

A insegurança muitas vezes tem haver com algo que ouvimos, vemos, pensamos ou sentimos. Com certeza ela entra através de um destes canais. Seja algo que alguém disse em sua infância e afetou sua segurança até hoje ou até mesmo seus próprios pensamentos que a todo momento tenta rebaixar a imagem que você tem de si mesma. Não importa como ela chega o que precisamos fazer é tomar a iniciativa de nos tornarmos mais confiantes e rompermos com os laços da insegurança.

Descobri que a chave para vencer a insegurança está na Palavra (ok eu já deveria saber disso mas é que às vezes em alguns aspectos demoramos para perceber o obvio). Veja o que está escrito em Hebreus 11.1 - tenho certeza que você sabe de cor nem precisa ler, não é mesmo? 

" QUE É A FÉ? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós. " (Bíblia Viva)

Percebeu amada, a fé é o que precisamos para vencer a insegurança. A fé diz que devemos andar sem nos basear nas circunstâncias.

Então o que precisamos fazer sempre que percebermos que estamos agindo com insegurança é voltar o nosso coração e pensamento para Palavra e declarar que podemos todas as coisas em Cristo Jesus(Fp 4.13), que somos amadas(1 Jo 4.19) e lindas (Gn 1.27).

Essa pode ser uma jornada longa e muitas vezes difícil, mas uma vez que decidirmos vencer a insegurança começaremos a reescrever um novo capítulo na história de nossas vidas.

Eu comecei a minha jornada, e você vai começar a sua?


Comentários

Postagens relacionadas