O que tem na sua geladeira? - Ministrando ao nosso lar

organizando a geladeira


Já assisti diversos vídeos com esse tema, é interessante como nos sentimos "íntimos" de alguém quando conseguimos abrir sua geladeira. Não sei você, mas em minha casa só pessoas extremamente próximas a mim podem abrir minha geladeira - engraçado não é?
Bom não sei porque temos todo esse conceito sobre revelar o que tem em nossa geladeira, talvez porque ela conte muito mais sobre nós do que imaginamos.

Ao observar dentro da geladeira de alguém conseguimos ter uma noção dos hábitos alimentares e principalmente de sua organização e este é o tema da postagem de hoje.

O que tem dentro de sua geladeira talvez não seja um problema mas a forma como você está guardando os alimentos por lá, isso sim.

Se não organizarmos nossa geladeira de forma correta corremos o risco de estragar alguns alimentos e o pior, a saúde de nossa família. Então resolvi dar uma pesquisada para conferir se estou acertando na forma como organizo minha geladeira e venho dividir com você, amiga minhas descobertas. Vamos conferir:
Meu primeiro dilema sempre foi sobre como armazenar ovos na geladeira, não conseguia entender porque muita gente fala que não se deve organiza-los na porta da geladeira se uma grande parte dos fabricantes de geladeira colocam o porta-ovos justo na porta. Fui pesquisar e descobri que realmente os ovos não devem ser organizados na porta da geladeira, primeiramente tem a grande variação de temperatura e também o movimento de vai e vem da porta que pode estragá-los facilmente. Mas a descoberta não parou por aí, leites e derivados(queijos, manteigas e requeijão por exemplo) também não devem ser deixados na porta da geladeira. Todos eles devem ser colocados na prateleira mais alta pois precisam do ar mais frio.



Mas então o que devemos guardar na porta da geladeira? Alimentos que suportem mais a variação de temperatura como sucos e condimentos. Já maionese e ketchup diminuem a validade se ficarem na porta (estou chegando a conclusão que a porta da geladeira não serve para muita coisa risos)


Outra dica importante é que para armazenar os alimentos nunca deixe-os em suas embalagens originais, sempre transfira o conteúdo para um pote de preferencia de vidro com tampa de boa vedação. Por aqui ainda uso os de plástico mas estou tentando trocar aos poucos. Nada de guardar leite condensado na lata ou qualquer outro tipo de enlatado, eles oxidam e passam para o alimento, também não guarde os alimentos que vem acondicionados em bandejas de isopor na própria bandeja, veja o que diz uma nutricionista:

"Outro cuidado que deve ser tomado para manter a geladeira livre dos micro-organismos nocivos à saúde é não colocar lá dentro as bandejas de isopor que vêm com carne, frutas, presunto, queijo, etc. Deve-se manter longe também as bandejas com ovos e as sacolas plásticas com verduras, frutas e legumes. Enfim, tudo o que fica exposto nas gôndolas dos supermercados ou nas feiras livres deve ser lavado ou substituído antes de ser levado à geladeira. No caso das bandejas de isopor, elas devem ser substituídas por potes plásticos limpos ou mesmo saquinhos plásticos próprios para guardar alimentos. Além disso, o isopor é um isolante e impede a correta refrigeração dos alimentos, segundo informa a nutricionista Consuelo Simone Galina" - fonte jcnet



Já nas prateleiras do meio ou intermediárias podemos guardar sobras de alimentos cozidos e tampados, que em breve serão consumidos, além das sobremesas.

Agora te garanto que essa você não sabia (ou será que só eu não sabia risos) a cebola não deve ser guardada na geladeira e sim em fruteiras, elas estragam em lugares úmidos e ainda facilitam que outros alimentos estraguem como as batatas por exemplo. Eu agora aqui em casa estou comprando cebolas pequenas para que sejam usadas de uma vez no preparo o que facilita evitando o desperdício e também não teremos uma geladeira com odores desagradáveis.

Bom menias minhas descobertas não pararam por aqui tem muito mais para saber sobre nossa querida geladeira então vamos continuar pesquisando e aprendendo. Agora me conte aqui nos comentários as suas dicas sobre conservar alimentos na geladeira, como você conserva carnes e outras dicas para aprendermos juntas. 

Compartilhando e trocando ideias nós crescemos juntas.

Beijos.

Comentários

  1. Ótimas dicas! Eu gosto de guardar a couve por exemplo, lavada e picada em potes com tampa. E as carnes guardo as porções separadas em saquinhos, esses proprios para alimentos. Acho que facilita muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada gostei muito da dica com a couve, já vou adotar por aqui, quanto as carnes eu organizo em potes de mantimentos mas acho super legal esses saquinhos. Obrigada por compartilhar suas dicas. Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas