Lidando com a administração do lar - Ministrando ao nosso lar



Administrar nosso lar não é uma tarefa fácil como muitos pensam, mas não precisa ser tão difícil como muitas de nós faz parecer. Tenho sempre comigo que tudo é uma questão de organização e não de falta de tempo - até já mencionei isso aqui em outras conversas que tivemos.

Mas cá entre nós amiga, não me considero uma "expert" em administração de tempo, na maioria das vezes sinto-me frustrada ao final do dia com aquela sensação tão conhecida de que fizemos "tudo" mas não fizemos "nada", você me entende?

Pois é, como eu te disse, este Blog é nosso cantinho para aprendermos juntas sobre como aprimorar nosso casamento, nossa casa e principalmente nossa vida com Deus e sinto-me grata por isso. Trocar experiências para mim sempre foi algo proveitoso acho até que por esse motivo me identifiquei tanto com o sistema Flylady, por ser alguém que como nós sentiu-se desafiada a gerir seu lar com excelência buscou algo que funcionasse para ela e dividiu com milhares de nós ao redor do mundo. E isto é muito gratificante.

Mas o que venho dividir com você hoje minha amiga começou com meu desespero para administrar melhor meu tempo em casa e conseguir encaixar tempo para estudar, pois estou me preparando para fazer uma prova. Entrei em pânico!

Como você sabe eu não tenho filhos, e por isso muitas mulheres pensam que tudo para mim é mais fácil (será?) mas a realidade é que mesmo sem filhos e trabalhando em casa, administrar minha rotina estava parecendo impossível. Foi então que acompanhando a querida Mirucha no Instagram ( vai lá conhecê-la @bem_casada) ficava sem fôlego ao perceber como ela conseguia  cuidar da casa, trabalhar fora meio período, servir ao Senhor com excelência e ainda se preparar para concurso público (ficou sem fôlego também só de ler não foi?).

Então o que fiz?

Perguntei a ela qual era o tipo de sistema que ela usava para encaixar tudo isso e ela gentilmente me enviou um modelo dos horários semanais dela. Sabe o que aconteceu?
Não muita coisa porque não consegui ver pelo celular- não ria amiga (meu celular tem uma tela minúscula o modelo do "bichinho" é simples, mas sou grata a Deus por ele foi presente do meu irmão).
Porém  pedi que ela me enviasse por e-mail e estou aguardando (Mi me manda logo PLEASE!) Se ela me permitir divido aqui com vocês. Mas consegui observar algo nas letras minúsculas e sabe o que descobri?????

Ela acorda as 5 da manhã! Isso mesmo às 5.

Eu não sei você amiga mas aqui quando chega o inverno me tirar da cama antes das 7 era um suplício, digo era porque quando vi esse horário que ela acordava percebi que muito do tumulto que estava vivendo estava relacionado ao meu horário de acordar. Só nesse detalhe eu estava perdendo 2 preciosas horas do meu dia.

Então decidi, vou acordar todo dia as 6.30 (achou que eu ia dizer as 5 não é, mas ainda não cheguei nesse nível de acordar as 5 no inverno rsrsrsrs)

Esse pequeno espaço de tempo me permitiu fazer meu devocional com mais calma, e começar meu dia com mais disposição, render nos afazeres domésticos e incluir 1 hora de estudo por dia. Estou nas nuvens. Sei que ainda posso melhorar, quem sabe acordando um pouco mais cedo (ui!) mas por enquanto estou gostando do resultado.

E outra coisa que fiz foi determinar um horário para realizar cada tarefa, e isso fez toda diferença, porque é super fácil se perder gastando mais tempo em uma atividade e negligenciar outra porque administramos mal o tempo, então agora em minha agenda (já dividi como organizo minha agenda) as atividades estão seguidas dos seus respectivos horários e tem funcionado muito bem (se quiser te mostro meu horário aqui, me fala nos comentários).

Foi assim que percebi que a melhor maneira para administrar o tempo é sim criar um roteiro bem elaborado, com horário para cada atividade e isso vai ajudar a lidar melhor com a administração do tempo.

Então é isso amiga escrevi demais, me conte sobre como você gerencia sua rotina e se sente algum tipo de dificuldade. Beijos e fica com Deus.

Comentários

  1. Fico tão feliz de ter te ajudado! É bem assim! Quando acordamos cedo e delimitam os tempo para tarefas, nosso dia rende! Obrigada pelo carinho! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, descobrir seu Insta foi uma benção em minha vida. Que Deus continue te abençoando muito e realizando os desejos do seu coração. Beijos

      Excluir
  2. Minha vida de mãe, esposa e dona de casa só possível pela Graça e Misericordia de Deus. Apesar de ter empregada doméstica e a minha irmã que me ajuda 1/2 período não dou conta sozinha das crianças pq um é bebê e a outra ainda não completou 2 anos, por isso o movimento é grande. Sou concurso irá desde o início do ano, meados de Março, mas por enquanto,não consigo levantar mais cedo ou fazer alguma atividade física pq o bebê demanda muitos cuidados, dormir 6 horas seguidas é o meu sonho, infelizmente, mal consigo escovar os dentes, tomar banho com calma, comer comida quente entre outras coisas normais que passaram a ser muito difíceis de colocar em prática, mesmo sendo organizada, os brinquedos estão espalhados, o sofá mancgado, tem biscoito no chão, trava de segurança em todas as portas essa é a vida real de uma mãe dedicada, porém, exausta. Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga cansei só de ler seu comentário rsrsrsrs Imagino como deve ser difícil gerenciar tudo isso, mas com foco e fé em Deus sabemos que tudo ao Seu tempo irá se acalmar. Beijos.

      Excluir
  3. Adorei esse post! Tenho 1 filho de 9 anos, um de 2 aninhos e um marido bem bagunceiro rsrs. Faço à noite uma listinha de afazeres para o dia seguinte, entre as tarefas da casa e o meu trabalho como artesã. É bem corrido e como a Erika falou, é difícil até pra tomar banho. Se quero manter tudo limpo fico extremamente exausta no fim do dia. Mas acalmei meu coração nessa questão. Daqui a pouco meus filhos estão grandes, pois passa muito rápido. Então vou aproveitar! Vou deixar organizado da melhor maneira possivel, mas sem me estressar rsrs Gostaria de ver sua organização dos horários. Obrigada. Amo o blog!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza amada, o segredo de tudo é sabermos organizar nossas vidas dentro da nossa realidade e saber viver cada momento que Deus nos proporciona. Tudo sem estresse. Obrigada por seu carinho ele me motiva a prosseguir. Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.

Postagens relacionadas