3 atitudes que podem colocar seu casamento em crise


O casamento precisa do seu investimento para que possa acontecer de forma saudável e prazerosa para ambos. Como já mencionei aqui outras vezes, não adianta querer que seu casamento seja bem-sucedido se você não faz nada para que isso aconteça.

O mais difícil sobre o casamento é que precisamos fazer um esforço para nos concentrar em atitudes e hábitos que sejam saudáveis, porém não precisamos nem pensar para cometer atitudes que certamente o enfraquecem e destroem.

Pensando sobre isso, vim dividir com você 3 atitudes que devem ser evitadas em seu casamento para não conduzi-lo a uma grave crise no futuro. Quando abrimos os olhos sobre alguns comportamentos nocivos para o nosso casamento torna-se um pouco mais fácil identifica-los e eliminá-los antes que causem danos.

O orgulho. Infelizmente o orgulho é algo que vai minando  muitos casamentos com o decorrer dos anos até que o divórcio se torne inevitável. Manter um coração orgulhoso no casamento não é nada saudável pois o orgulho faz com que você sinta-se superior ao seu cônjuge, e promove sentimentos egoístas que menosprezam os sentimentos e opiniões do seu marido ou esposa. Sabendo do prejuízo do orgulho para o amor o apóstolo Paulo escreve em 1 Coríntios 13 "O amor não se orgulha."

A comparação. Outro erro grave que fatalmente colocará seu casamento em crise é a comparação. Seja ela mental ou verbal o dano é o mesmo. Quando comparamos mentalmente o nosso cônjuge com outra pessoa estamos menosprezando as qualidades e características próprias da pessoa que escolhemos para estar ao nosso lado e isso vai provocando em nós um sentimento de desrespeito e desvalorização do outro aos nossos olhos. Quando a comparação se torna verbal é tão fatalmente nociva quanto a mental. Pense bem, como você se sentiria se a todo instante alguém lhe dissesse como outra pessoa faz as coisas melhor, se veste melhor, dirige melhor enfim é superior a você? Péssimo não é? Então imagine como seu cônjuge se sente quando você o/a compara com outra pessoa.

Critica constante. Se você constantemente critica seu cônjuge saiba que está lentamente conduzindo seu casamento para uma crise. Achar que tudo que o outro faz está errado ou não foi tão bem feito como teria sido se fosse executado por você é ofensivo e destroem o amor. Lembre-se do que disse Salomão em Provérbios 18.21 "A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto." Então muito cuidado com o uso que você tem feito das palavras.

Conseguindo manter essas três atitudes longe do seu casamento certamente você estará caminhando para um relacionamento cada vez mais saudável e duradouro. Quais dessas três atitudes você acha mais nociva? Existe alguma outra que você acha que deveria aparecer nessa lista? Deixe aqui nos comentários, é muito bom ter sua participação por aqui.

Comentários

Postagens relacionadas