Um erro comum após o casamento


Se seu cônjuge fosse o motivo de uma prova de universidade qual seria a sua nota?

Um dos maiores erros que cometemos após o casamento é parar de namorar e  aprender sobre o outro.  O fato de estar casado(a) a algum tempo pode começar a construir uma rotina complacente que é danosa a qualquer relacionamento.
Se por apenas alguns instantes voltássemos ao período de namoro perceberíamos como agimos diferente com nosso cônjuge da maneira que agíamos naquela fase. Sim, é verdade o casamento muda as coisas. Não é mais como estar namorando, é muitooooooooo melhor (ou deveria ser).

Para continuarmos a crescer em nosso relacionamento conjugal é preciso investir tempo (sim, você já me ouviu falar sobre tempo aqui e com certeza essa não será a última vez) para um aprendizado continuo sobre  seu marido ou esposa. Afinal, nossos gostos mudam com o tempo, nossas preferências e planos também. Pode ser que a comida favorita do seu esposo tenha mudado e você não percebeu e continua servindo o prato antigo dia após dia. Pode ser que a preferencia de passeio de sua esposa tenha mudado, e você continua levando-a a passear nos mesmo lugar vez após vez. E sabe por que isso acontece?

Simplesmente porque paramos de buscar aprender sobre a pessoa com a qual nos casamos e paramos de "cortejá-la" (ok, escolhi uma palavra antiga demais - então substitua por namora-la).
Então vou te dar  dicas importantes para você "namorar" seu cônjuge.

Isso pode levar algum tempo. Pode parecer engraçado mas após o casamento muitos cônjuges tem dificuldade para namorar principalmente se estão afastados emocionalmente a um bom tempo envolvidos em suas rotinas diárias e tendo colocado o casamento como projeto secundário. Então não desista rápido. Vai levar algum tempo até tornar o namoro algo parte do seu casamento novamente.

Volte-se para Deus e ore. Não sei por que para muitos cristãos é tão difícil perceber que quanto mais perto de Deus estamos melhor será nosso casamento. Precisamos buscar a ajuda de Deus sua  sabedoria e discernimento ao considerar como retomar o processo de namoro. Se houve distância, você precisa de sabedoria para saber como se reconectar com seu cônjuge. Peça a Deus para abençoar o seu esforço.

Entenda que este é apenas um passo mas que durará para o resto de sua vida. Namorar nosso cônjuge e aprender sobre ele/ela é algo que jamais devemos estipular data para acabar, porque nunca vamos saber tudo sobre o outro e jamais devemos deixar de cortejar quem  amamos (Ops, olha a palavra cortejar novamente - será que estou ficando velha - risos). Então além de agendar passeios e jantares românticos é preciso estar sempre em busca de conhecer mais quem amamos.

Avalie sua prioridades. Só investimos no que que consideramos importante e damos valor. Então se você valoriza seu casamento e deseja vê-lo florescer mantenha o foco. As coisas não acontecem por acaso. Gaste templo planejando suas noites românticas, passeios e formas de surpreender seu cônjuge. Talvez esteja na hora de comprar algo diferente de pijamas e moletons.

Viu só, o importante é perceber que sempre devemos aprender e investir em nosso cônjuge e assim veremos nosso casamento crescer forte a cada dia.

Comentários

Postagens relacionadas