De quem é a culpa? - Devocional para casais


"Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".
O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi".
Gênesis 3:12,13

A culpa é realmente algo que não gostamos de carregar, talvez por isso seja tão difícil assumi-la.

Há algum tempo ouvi uma história sobre a infância de uma de minhas primas que mostra como somos rápidos em transferir a culpa.
Ela quebrou um objeto em casa e quando foi confrontada pelo pai sobre quem havia quebrado, respondeu prontamente:
- Um menino entrou aqui e quebrou!
Claro que naquele instante um sorriso brotou nos lábios do pai por saber que a história não era real e por perceber a "criatividade" da criança para se livrar da culpa e consequentemente do castigo.

Mas transferência de culpa não coloca um sorriso nos lábios de Deus.

Por termos de alguma forma aprendido desde cedo a transferir nossa culpa trazemos este comportamento danoso para o nosso casamento.

Quando os problemas surgem somos rápidos em transferir a responsabilidade. Este tipo de comportamento, que ficou conhecido como "síndrome de Adão", não irá amenizar o problema ou solucioná-lo.

É só ler com atenção o livro de Gênesis, capítulo 3, e constatar que mesmo tendo tendado tranferir a culpa, Adão e Eva foram punidos por seus atos.

Que aprendamos a assumir diante de Deus e um do outro quando falharmos. Que, como Davi (2 Sm 12.1-13) aprendamos a reconhecer nossa culpa.

Busquemos o perdão de Deus e a reconciliação em nosso lar.

A partir de hoje, como vocês irão agir ao serem responsáveis por algo?

Comentários

Postagens relacionadas