Deixe a raiva secar - Devocional para casais


Leia a história a seguir:

Certa vez uma menina ganhou um brinquedo no dia do seu aniversário. Na manhã seguinte, uma amiguinha foi até sua casa para fazer-lhe companhia e brincar. Mas a menina não podia ficar com a amiga, pois tinha que sair com a mãe.

A amiga pediu que a menina a deixasse ficar brincando com seu brinquedo novo até que ela voltasse. Ela não gostou muito da ideia, mas por insistência, acabou concordando.

Quando retornou para casa, a amiguinha já não estava lá e tinha deixado o brinquedo fora da caixa, todo espalhado e quebrado. Ela ficou muito brava e queria ir até à casa da amiga para brigar no mesmo instante.

Mas sua mãe disse:
- Você se lembra daquela vez que um carro jogou lama em seu vestido novo? Ao chegar em casa você queria limpar imediatamente aquela sujeira, mas sua avó não deixou. Ela falou que você deveria primeiro deixar o barro secar. Depois, ficaria mais fácil limpar...
Com a raiva é a mesma coisa. Deixe a raiva secar primeiro, depois ficará bem mais fácil resolver tudo.

A menina não entendeu bem a comparação mas resolveu ir assistir TV.

Mais tarde, a campainha tocou, era a amiga com um embrulho nas mãos. E disse:

– Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atras da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Ai ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado. Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva de mim. Não foi minha culpa.

E a menina respondeu:

- Não faz mal, minha raiva já secou!

Essa história vem de encontro aos nossos corações quando nosso Deus nos adverte em sua Palavra: "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." Efésios 4:26

O nosso casamento é um laboratório de testes em relação a aplicação deste versículo, pois muitas vezes somos pegos por uma atitude do nosso cônjuge que traz a tona nossa ira. É exatamente neste momento que devemos "deixar a raiva secar" antes de tomar qualquer atitude.

Deus não diz que não podemos ficar irados, o que Ele nos exorta é que não alimentemos esse sentimento para que não sejamos levados a pecar. Qualquer atitude que tomamos quando estamos extremamente aborrecidos com algo não será uma decisão sábia e racional, mas será algo totalmente motivado pela emoção do momento.

Então da próxima vez que algo em seu casamento fizer você ficar irado, acalme-se e deixe a raiva secar, então perceberá que será muito mais fácil resolver depois a questão.

Como vocês vão escolher agir da próxima vez que algo em seu casamento provocar raiva?

Comentários

Postagens relacionadas