Caminhando a segunda milha - Devocional para Casais


"Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas." Mateus 5:41

Em seu maior sermão registrado na Bíblia, Jesus nos ensina preciosos valores para uma vida agradável a Deus. Quando paro e observo o que Ele disse em Mateus 4.51 começo a pensar mais profundamente no seu amplo significado.

Jesus usou esta ilustração que era bem conhecida dos judeus daqueles dias. A lei romana dava a um soldado o direito de recrutar um civil para andar uma milha romana carregando a mochila dele. A Palestina era um território ocupado; a qualquer momento um judeu podia sentir no ombro o toque de uma lança romana e saber que estava sendo coagido a servir os romanos.

E o que podemos aprender com isto para aplicarmos ao nosso casamento?

Somos convidados por Jesus a fazer um pouco mais do que nos é pedido, Ele nos convida a caminhar uma segunda milha. Veja que nem mesmo a primeira milha que caminhamos foi uma tarefa que desejávamos fazer "quando alguém forçar", mas fazemos porque Jesus nos ensinou assim.

Em muitas ocasiões irão surgir situações em seu casamento que simplesmente serão desafiadoras, mas são exatamente essas situações que nos trarão a oportunidade de caminhar uma segunda milha aprendendo a realizar sem murmurar e aceitando o desafio de fazer um pouco mais.

São situações simples como recolher as meias sujas do seu marido que não foram colocadas no cesto de roupas mas jogadas em um canto qualquer da casa e ao invés de reclamar ou discutir você simplesmente vai pegá-las e caminhar a segunda milha até o cesto.

Ou quando a TPM atinge sua esposa e traz a sensação de você estar morando com uma desconhecida irritada a ponto de explodir e ao invés de confrontar você escolhe a paciência e a compreensão e caminha a segunda milha.

São situações simples, eu sei, mas que na maioria das vezes começa uma segunda guerra mundial em muitos casamentos pelo simples fato de não querermos caminhar a segunda milha.

Jesus deseja que vivamos em paz e isso muitas vezes só é possível se escolhermos caminhar a segunda milha.

Na próxima vez que uma situação difícil acontecer no seu casamento como você vai reagir para caminhar a segunda milha?

Comentários

Postagens relacionadas