Dá para doar? - Ministrando ao nosso lar


"[...]"Quem tem duas túnicas reparta-as com quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo". Lucas 3:11

Como estamos nos preparando para as festas é comum organizarmos nossos armários e guarda-roupas para tirarmos coisas que não usamos mais e fazermos doações.

Isso é muito bom pois nos permite uma casa mais organizada, com menos coisas ocupando os espaços e ainda a oportunidade de abençoarmos outras pessoas que não possuem os mesmos recursos que nós.

Mas doar não é algo tão simples assim para muitas pessoas, infelizmente muitas tem uma visão extremamente errônea sobre o que doar e como doar. Pensando nisto é que vim escrever este post. Espero ajudar ou relembrar a cada um de nós alguns critérios sobre como devemos fazer doações.

Separe roupas que possam ser realmente usadas.

Sabe aquela camisa que você tem que deixou cair cloro e está toda desbotada? Aquele casaco do seu folho que o zíper quebrou "mas está novinho? Eles não servem para ser doados.
Toda roupa que for destinada a doação deve estar em perfeito estado para uso. Na verdade aprendi com uma amiga que quando formos doar roupas devemos lavá-las, dobrá-las e colocá-las em saquinhos como se realmente estivessem saindo da loja. Eu realmente não costumo colocá-las em saquinhos, mas desde que recebi esta dica todas as roupas que saem de minha casa para doação estão tão passadas e perfumadas como se estivessem indo para meu guarda-roupas. Então se precisar costurar,costure. Se falta um botão, pregue. E só assim estará pronta para doar.

Brinquedo quebrado é brinquedo descartado.

Na hora de ensinar seus filhos sobre o valor de doar não vai adiantar muito se você separar com eles apenas a boneca sem braço e o carrinho sem roda. Brinquedo quebrado é para ser reciclado. Os brinquedos que devem ir para doação são aqueles que já não estão mais adequados a idade dos seus filhos, ou aqueles que eles já não brincam com tanta frequência. Outro exemplo que aprendi para passar para as crianças é que sempre que chegar um brinquedo novo é hora de doar um brinquedo antigo. E por favor não confunda antigo com velho e quebrado.

Pode até parecer uma postagem desnecessária, você pode até estar pensando: "É claro que já sei disso", mas acredite já organizei muitas doações para distribuir e é de partir o coração o que as pessoas julgam ser doação. Imagino o quão nublado deva ser o interior de pessoas que acham que coisas que são lixo devem ser doadas.

Enfim acho que devemos aprender a doar. Doar não é se desfazer de lixo, lixo deve ir para o lixo. Doar é repartir com alguém que teve menos oportunidades que você.

O que você acha, o que você pensa sobre doações?

Imagem do Pixabay

Comentários

Postagens relacionadas