Como evitar brigas no casamento


"Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." Romanos 12.18

Sempre penso no casamento como a maneira mais eficaz de Jesus em nos fazer mais semelhantes a Ele. É no casamento que somos desafiados diariamente a amar da forma mais altruísta possível.

Mas sabemos que não é uma missão fácil concorda? 

As brigas são inevitáveis no casamento, não importa o tempo que estejamos casados elas vão surgir, o que precisamos aprender é que nem toda discussão é ruim pois podem nos levar a enxergar as coisas de modo diferente e pelo ponto de vista do outro, mas principalmente precisamos saber que nem sempre precisamos brigar para resolver as coisas.

Hoje quero conversar com você sobre algumas atitudes simples que podemos aprender no dia-a-dia para evitarmos as brigas no casamento.

Lembre-se do básico.

Desde que éramos crianças nossas mães nos ensinaram a tratar as pessoas com respeito e educação. O problema é que achamos que este conselho só é válido para pessoas fora do nosso convívio familiar. Então somos sempre gentis, educados e atenciosos com nossos amigos, chefe, vizinhos e até desconhecidos mas não dentro da nossa casa principalmente com nosso cônjuge. 

Se o seu chefe diz algo que você não gosta ou concorda sua reação não é sair gritando com ele. Então não seria muito mais lógico não gritar com seu cônjuge que é seu parceiro/sua parceira de vida? 
Se você buscar tratar seu marido ou esposa com mais consideração e respeito mesmo quando não estiver de acordo com alguma coisa certamente você estará reduzindo as chances de brigas entre vocês.

Veja se vale a pena.

Já observou como brigamos muitas vezes por coisas sem importância significativa? Será que vale realmente começar uma discussão simplesmente porque o tubo de creme dental foi apertado no meio e não na ponta?
Na verdade vale muito mais a pena deixar que as pequenas coisas não interfiram na paz do seu casamento.

Conte até 100 3

Muitas vezes o que dispara o gatilho das brigas no casamento são a junção de pequenos problemas cotidianos como estresse no trabalho, cuidado com os filhos etc, que o simples fato de ver uma toalha molhada na cama ou o atraso do jantar podem ser o detonador da bomba e o início de uma briga. 
Quando perceber que está a ponto de explodir por alguma coisa, saia do ambiente de conflito, respire, conte até 3, tome uma xícara de café para só então poder analisar se vale a pena levantar a questão com seu cônjuge sobre o fato que aborreceu você.

Tenha cuidado com as grandes questões.

Muitas vezes o que leva o casal a brigas constantes é o abuso de um dos cônjuges em relação a confiança. Uma intimidade muito grande com um/uma colega do sexo oposto ou fazer grandes gastos financeiros sem consultar o outro pode não apenas ser motivos para brigas mas até mesmo para uma ruptura do casamento.

Ame um pouco mais

Sabemos que nosso cônjuge precisa de nós e amar um pouco mais nunca será ruim para o seu casamento. Então por que não fazer menos afazeres em casa para estar mais disposta para fazer amor a noite? Por que não abraçar e beijar mais sua esposa sem a intenção sexual (pode ter certeza, as esposas sabem quando estão ganhando carinho só porque seus maridos querem sexo) 
Fazer isto certamente não irá evitar que as brigas aconteçam no seu casamento mas certamente facilitará para resolve-las quando acontecerem.

Então querido casal como sabiamente escreveu o apóstolo Paulo "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens."


Comentários

Postagens relacionadas