quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Deixando o papel de vítima - Devocional para Casais

"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." Gênesis 3:12,13

Esta é uma narrativa bíblica bastante conhecida e quando a lemos observamos como Adão e Eva foram rápidos em colocar a culpa em outra pessoa para se isentarem da culpa. 

Mas será que não agimos hoje da mesma maneira?

Será que nosso casamento também não tem sofrido da "síndrome de Adão e Eva"?

Não gostamos de assumir a culpa pelo nossos erros, estamos sempre procurando alguém a quem por a culpa: marido, esposa, filhos, parentes, governo e assim por diante até que chegamos a culpar o próprio Deus por nossos fracassos.

Quando Adão respondeu a Deus que o fato dele ter comido o fruto proibido foi pelo fato de que a esposa que Deus havia dado para ele o havia feito errar, na verdade ele estava dizendo:

Deus a culpa é sua, afinal foi a mulher que me deste por companheira!

Assumir que estamos errados ou que erramos não é fácil, mas é o caminho para a cura. No casamento em muitas ocasiões vamos errar e por isso precisamos ser maduros o suficiente para reconhecer o que fizemos e não culpar o outro, assumindo nosso erro e procurando não repeti-lo.

Como casal vocês tem sido maduros para reconhecerem quando erram ou ficam sempre colocando a culpa um no outro?

Orem juntos e peçam a Deus para os libertarem da mentalidade de vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Deixe aqui seu comentário.