TRABALHO E FAMÍLIA - BUSCANDO O EQUILÍBRIO

Será que trabalhamos tanto para sustentar a nossa família financeiramente que chegamos ao ponto de perdê-la? O dinheiro se torna uma compensação vazia. Nesta semana, vamos falar um pouco sobre o problema de dinheiro e casamento.

Qual é a coisa mais importante na vida? Se alguém lhe oferecer um milhão de dólares por seu filho ou sua esposa, você aceitaria? Qualquer pai ou esposo sensato diria: "Não". Mas será que não vendemos nossa família por muito menos quando gastamos toda nossa energia trabalhando por dinheiro e não temos tempo de sobra para desfrutar nossos relacionamentos?

Equilíbrio
O trabalho é uma ocupação nobre. Na verdade, a Bíblia diz que, se um homem não trabalhar, tampouco vai comer. Mas será que se pode trabalhar demasiado? Será que o sucesso vocacional vale a perda de um casamento? As Escrituras ensinam que o significado da vida não está nas coisas, mas nos relacionamentos. Está primeiramente num relacionamento com Deus e depois com a família e outros.

Relacionamentos familiares sempre estão em andamento. Se quisermos manter nosso casamento vivo e nossa família sadia, precisamos encontrar meios de equilibrar trabalho e família. Milhares de homens e mulheres descobriram que um casamento e uma família saudável requerem reajustamento de horários de vez em quando. A pergunta-chave é: "Como meu trabalho afeta meu casamento e minha família?" Uma vez que eu responda a essa pergunta, saberei se preciso mudar meu modo de trabalhar.

Integração e gerenciamento do tempo
Nem sempre a resposta é menos trabalho. Algumas vezes é integrar a família ao trabalho. Por exemplo, seu trabalho lhe permite a oportunidade de almoçar com sua esposa de vez em quando? Um almoço assim pode ser um oásis no meio de um dia seco.

Caso seu trabalho requeira viagens, seria possível levar sua esposa ou um de seus filhos com você? Isso permitiria umas mini-férias que você talvez não pudesse tirar. E também exporia sua família ao seu trabalho, dando-lhes um pouco mais de apreciação pelo que você faz. 

A resposta não é necessariamente menos trabalho e mais tempo em casa. Aproveitar melhor o tempo em casa pode fazer uma enorme diferença. Faça algo diferente hoje à noite com sua esposa, ou com um filho. Saiam da rotina. Minimize a televisão e maximize atividades e conversas. Mantenha seu casamento vivo e crescente.
Por Gary Chapman

Comentários

Postagens relacionadas